A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou uma nova versão em todo o país, mais moderna e com novos dispositivos de segurança. O documento substitui o antigo com um padrão internacional, inclusive com direito à impressão das informações em três línguas.
A dúvida que surge agora entre os motoristas é sobre o prazo para substituição do documento: é preciso trocar a habilitação antiga pela nova agora? Entenda os prazos de validade e outros aspectos.
Emissão da nova CNH
De acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não há necessidade de acelerar para obter o documento atualizado. A substituição ocorrerá de forma gradativa, à medida em que os brasileiros precisarem renovar ou tirar uma nova via.
Sendo assim, o condutor pode continuar utilizando sua CNH antiga normalmente, desde que ela esteja dentro do prazo de validade. Quando chegar a hora de renovar, ele terá acesso à nova versão.
A habilitação com padrão atualizado também será emitida para os motoristas que estão emitindo a primeira via, além dos que precisam incluir uma categoria ou fazer outra alteração no documento.
Prazo de validade
A validade da CNH brasileira depende da idade do condutor, variando entre 3 e 10 anos. Veja quando renovar:
- Até 49 anos de idade: validade de dez anos;
- Entre 50 e 69 anos de idade: validade de cinco anos;
- Mais de 70 anos de idade: validade de três anos.
Quem preferir obter o novo documento antes do vencimento do antigo tem essa opção, desde que pague as taxas de renovação. No Distrito Federal, por exemplo, o custo é de R$ 170, mais R$ 44 para quem ainda não fez o cadastramento biométrico.