Estudantes, professores, funcionários e equipe Gestora da Escola estadual Raimundo Magalhães, em Sena Madureira, estão em clima de comemoração. É que uma aluna da referida escola, de apenas 11 anos de idade, ficou em 1º lugar em um concurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) e irá representar o Acre a nível Nacional.
Com o apoio da Escola, Luiara Sousa do Nascimento, 11 anos, se inscreveu no concurso na modalidade poesia. Sua produção foi sobre o trabalho infantil e concorreu com estudantes de pelo menos 15 escolas do Acre.
Atuando há 20 anos na escola Raimundo Magalhães, o professor Carlos Alberto disse que a alegria é imensa, ainda mais porque a unidade de ensino fica no Segundo Distrito de Sena Madureira, região tida como periférica. “Para nós é um grande privilégio ter uma aluna daqui alcançando tão importante conquista. Nos motiva a continuar cada vez mais incentivando os nossos estudantes. Parabéns, Luiara e a todos dessa unidade de ensino”, comentou.
A professora Rosângela Alcântara, coordenadora pedagógica da escola Raimundo Magalhães, também discorreu sobre o importante momento: “Estamos vivenciando um momento ímpar em nossa Escola. Com grata satisfação tomamos conhecimento do resultado do concurso e, desde já, parabenizamos a nossa estudante Luiara por essa vitória. Com certeza, estará nos representando muito bem na próxima etapa que é a nacional”, salientou.
Confira a produção do poema de Luiara Sousa, campeã do concurso do MPT no Acre:
Trabalho infantil nem pensar
Trabalho infantil não é para criança
Criança não pode trabalhar
O tempo delas é estudar
Brincar e se divertir
E na escola se dedicar
Para sua vida mudar
O Brasil precisa mudar isso
A exploração das crianças tem que acabar
E para isso mudar
É preciso saber bem em quem votar
Para que as coisas possam melhorar
Pela vidas das crianças
Temos que lutar
E se for preciso vou à rua protestar
Para o trabalho infantil acabar
O trabalho forçado não é recompensado
Diga não a essa humilhação
Já está na hora de parar
E todas as crianças do mundo salvar
Nunca deixe uma criança trabalhar