Júlio César de Souza Marques, conhecido como “Perninha”, de 26 anos, morreu durante confronto policial na noite desta quinta-feira (10), no bairro Portal Caiobá, em Campo Grande. O homem era alvo de mandado de prisão da Operação Espartanos I, deflagrada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.
De acordo com o registro policial, a ocorrência foi registrada no cruzamento da rua Francisco Antônio de Souza com a avenida Afluente, por volta das 21h40. Júlio César foi abordado em casa por policiais do Batalhão Choque, que realizava a Operação Espartanos I, para cumprir mandados de prisão de pessoas que estão foragidas.
O homem reagiu e atirou contra um dos policiais, que revidou e atingiu o suspeito com um tiro no peito.
Júlio César chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O revólver usado por ele, calibre 38, foi apreendido, junto com a munição deflagrada calibre 40 que foi disparada pela PM.
O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial e posse irregular de arma de fogo.
Extensa ficha criminal
Conforme o boletim de ocorrência, Júlio César possui 184 passagens pela polícia, entre elas, participação no furto de armas e coletes balísticos de dentro de uma agência bancária em Camapuã (MS) – a 138 km da capital.
Na ficha criminal há crimes como furtos, roubos, posse ilegal por arma de fogo, tráfico de drogas, lesão corporal, disparo de arma de fogo, uso de documentos falsos e evasão de custódia, desde 2006, quando ainda era adolescente.