Uso de máscaras volta a ser recomendado pela Prefeitura de Rio Branco

Nas últimas semanas, os casos de Covid-19 e influenza têm aumentado no Acre e por isso, a Prefeitura Municipal de Rio Branco voltou a recomendar o uso de máscaras por pessoas sintomáticas, portadoras de comorbidades, vacinadas ou não, que necessitarem sair de casa.

Além disso, em um decreto publicado nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial do Estado (DOE), a Prefeitura estabelece o uso obrigatório de máscaras faciais por funcionários, pacientes e visitantes em qualquer estabelecimento de saúde no âmbito do município. O decreto recomenda ainda que as pessoas evitem aglomerações, mantenha distanciamento seguro de 1 metro. 

Outras recomendações estão relacionadas ao ambiente de trabalho e comerciais, que devem ser mantidos constantemente abertos, arejados e ventilados, de preferência de forma natural. A publicação recomenda, caso seja necessário o uso de aparelhos de ar condicionado, que os componentes do sistema como bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos sejam mantidos limpos.

Dentre outras medidas, o decreto também fala que qualquer trabalhador, colaborador ou cliente que apresentar sintomas de síndrome gripal como febre aferida ou referida, tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta deverá procurar atendimento de saúde e ficar em isolamento domiciliar conforme avaliação diagnóstica e/ou atestado médico.

PUBLICIDADE