Desbarrancamento na ladeira do Bola Preta pode deixar bairro da Sobral isolado

Um contingente populacional de mais de 100 mil pessoas que habitam pelo menos 20 bairros da chamada Baixada da Sobral, em Rio Branco, capital do Acre, pode ficar isolado do restante da capital nos próximos dias.

A causa é um fenômeno conhecido por voçoroca, que causa o desbarrancamento de áreas próximas a rios, igarapés e outros mananciais e que vem atingindo um trecho da rua Rio Grande do Sul, que dá acesso à região da Baixada da Sobral e do Aeroporto Velho.

O trecho fica na localidade conhecida como final – ou começo, depende da perspectiva de quem chega ou sai da região – da ladeira do Bola Preta, onde um igarapé, que busca desembocar no rio Acre, cujas margens fica naquelas proximidades, acaba provocando o desbarrancamento. O problema é antigo mas este ano, com a intensidade das chuvas dos últimos dias, tem se agravado.

O ativista político Francisco Pantio, que mora no bairro do Aeroporto Velho e que precisa passar pelo local para trabalhar no Centro da cidade todos os dias, afirma que o problema está ficando pior.

“Esse buraco já vem desmoronando faz três anos e continua sendo ignorado pelo poder público, que só irá tomar alguma providência quando acontecer o pior”, disse. “A ladeira do Bola Preta é a passagem para ligar mais de 20 bairros e que tem uma população de 80 mil pessoas. Faço apelo para a equipe de engenharia da Secretaria de infraestrutura da Prefeitura de Rio Branco, venha tomar providências urgente”, acrescentou.

PUBLICIDADE