Desde 1989 os Correios promovem a campanha “Papai Noel dos Correios”, onde as crianças enviam seus pedidos ao bom velhinho e as agências dos Correios fazem a ponte entre pessoas e instituições que querem adotar essas cartas.
Essa onda de caridade postal compreende todo o Brasil e tradicionalmente é marcada por pedidos que mobilizam a população. Em Cruzeiro do Sul, uma carta pede uma cama ou um carrinho de bebê. Em Senador Guiomard, uma criança de 8 anos pede material escolar para o Papai Noel, para que consiga iniciar o terceiro ano do ensino fundamental.
No Acre, a assessoria dos Correios informou ao ContilNet que recebeu mais cartas em 2022, como também houveram mais adoções e aumento de padrinhos corporativos, comparado aos dois últimos anos, devido a pandemia do coronavírus. Das 2020 cartas recebidas pelos Correios do Acre, 1870 foram adotadas.
A campanha de adoção das cartas já encerrou no estado, mas as agências dos Correios continuam de plantão para coleta dos presentes. Em algumas regiões do país, o prazo se prolonga. É possível fazer a adoção on-line das cartas e consultar o cronograma através do site blognoel.correios.com.br.