A acreana Marina Silva, deputada federal eleita por São Paulo, deve ser nomeada esta semana para comandar o Ministério do Meio Ambiente no Governo Lula. A expectativa é que o anúncio seja feito ainda nesta terça-feira (13).
Segundo o site UOL, ela é a mais cotada para a pasta que já comandou na primeira gestão do petista.
“Ela participou ativamente do grupo técnico da área desde o início da transição em Brasília e esteve ao lado de Lula no Egito em novembro para participar da convenção climática COP-27. Caso seja escolhida, terá como desafio recriar programas esvaziados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com um orçamento apertado”, diz análise do site.
O nome de Marina integra um combo de ministras mulheres que deve ser anunciado para amenizar críticas sobre a falta de diversidade na primeira divulgação oficial sobre a composição do primeiro escalão petista. Na semana passada, Lula anunciou cinco homens para compor ministérios.
Além de Marina, a cantora e compositora Margareth Menezes deve ser anunciada para a Cultura, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para Desenvolvimento Social; e a governadora cearense Izolda Cela (sem partido) para Educação.