O recurso que se limita aos pagamento do que é possível para manter a casa do Lar dos Vicentinos – abrigo destinado a atender idosos em situação de carência e abandono -, não tem sido o suficiente para suprir as necessidades, e a instituição faz um movimento para receber ajuda externa.
O mês de dezembro, que traz o Natal, não terá comemoração para os idosos pela carência de suprimentos e entrada proibida para visitantes. O Lar dos Vicentinos se localiza em Rio Branco, na capital do Acre, e tem aceitado doações de higiene e alimentos.
A instituição que abriga, atualmente, 47 idosos, enfrenta a falta de carnes e temperos básicos. “No almoço, consumimos 10 quilos de carnes sem ossos. Quando com ossos, são 12 quilos, devido o descarte da quantidade de mais ossos do que carne”, ressalta a diretora Waldenize Rebelo, em entrevista ao ContilNet.
Como atuante do local, Waldenize Nascimento Rebelo, está na direção desde 8 de março de 2021, como diretora administrativa. Waldenize conta que os meses de dezembro não são mais os mesmos, sendo este ano de 2022 o terceiro ano com entrada restrita para visitas e ações para os idosos que residem no local, por conta da pandemia da Covid-19.
A casa pede doações de lavanda, shampoo, toalhas e sabonete, mas em peso, enfatiza que doação de alimentos tem sido a maior necessidade, como carnes, frangos, peixes, base de legumes e frutas.
O cuidado é a todo tempo. Apenas 5 enfermeiros se revezam para os cuidados dos mais de 40 idosos, todos os dias. “Temos uma grande quantidade de necessitados para cuidar, e que fazem 6 refeições ao dia”, finalizou a diretora.