Esta é a primeira semana de 2023 e com isso muitas pessoas já estão começando a considerar a ideia de realizar concurso público neste novo ano! São diversas perguntas como: Por onde começar, como escolher a área de atuação, quais técnicas de estudo utilizar?
Se você quer iniciar a sua jornada no mundo dos concursos, mas não sabe por onde começar, esse material é ideal para você.
Aqui você irá conferir as respostas para as perguntas acima, além de outras dicas do especialista para alcançar a sua aprovação e se tornar um servidor de sucesso!
O que saber antes de começar a estudar para concurso público?
1) Defina a sua área
Sabe-se que conquistar a aprovação em concurso público é o sonho de muitos estudantes, mas antes de iniciar a sua preparação, é preciso saber onde se quer chegar e quais metas alcançar.
Segundo o especialista, o primeiro passo que o estudante deve realizar antes de começar os estudos é definir o seu objetivo, conhecendo mais sobre as áreas de concurso para descobrir com qual delas ele mais se identifica.
São diversas áreas, como:
- Administrativa
- Bancária
- Policial
- Tribunal
- Fiscal
- Controle
- Educação
- Legislativa
Mas como o estudante pode realizar essa escolha? O professor Erick Alves explica:
“Para definir a área que o concurseiro vai trabalhar ele deve analisar dois fatores: o que ele quer fazer e a remuneração que irá receber. Acho que o salário é um fator decisivo, mas também é muito importante saber o que ele vai vir a fazer depois, até porque ele pode vir a ficar no cargo durante muito tempo”.
Vale lembrar que escolher a área de concurso é um passo fundamental, pois é a partir dessa definição que o candidato irá montar toda a jornada de estudo, que poderá variar a depender de sua escolha.
Após realizar este primeiro passo, o candidato pode começar a pesquisar sobre atribuições e remunerações para definir de fato qual seleção participar!
2) Verifique o panorama dos próximos concursos
Uma vez que o estudante identificou a sua área, o professor ressalta que outro fator indispensável é verificar quais são os próximos concursos mais relevantes, seja pela localização ou pela remuneração ofertada.
Após escolher de qual seleção participar, o concurseiro pode verificar quais matérias estão presentes no edital, se o mesmo já estiver publicado, e iniciar efetivamente os estudos direcionados para a prova do certame.
Caso o documento de abertura ainda não tenha sido publicado, o estudante pode optar em iniciar os estudos com base em editais passados do certame.
3) Planeje a sua jornada
Para começar os estudos, o concurseiro deve não só estabelecer um objetivo, como também planejar a sua trajetória e manter uma rotina de preparação.
Mas antes disso, Erick ressalta:
“É importante que o estudante tenha noção de que alguns concursos são de mais longo prazo, como por exemplo o da Receita Federal. Para ser aprovado, é muito difícil ele passar com menos de seis meses de preparação, o ideal são vários anos de estudo. Para esse tipo de situação, o concurseiro pode vir a fazer aquilo que chamamos de concurso escala”.
De acordo com o especialista o “concurso escala” é uma boa opção para aqueles que nunca tiveram contato com provas de certames.
Esse método consiste em ao invés do candidato começar a sua preparação estudando para um concurso grande e disputado, ele pode iniciar os estudos com um certame menor e mais fácil, que contenha matérias relacionadas.
Mas por que começar a estudar por um certame mais fácil? Porque dessa forma, o candidato pode adquirir uma bagagem inicial e uma base mais estruturada, além de arrecadar conhecimentos similares antes de participar de seleções maiores.
4) Crie uma rotina de estudo
Segundo o professor, duas coisas são essenciais para um estudo de qualidade: disciplina e constância!
“Não adianta chegar super animado e estabelecer uma rotina pesada de estudo, se o candidato não vai conseguir cumprir. Cada um tem uma realidade distinta, e dentro dessa realidade, ele precisa estabelecer uma rotina que de fato consiga cumprir ao longo de muito tempo e de forma constante”.
Uma das formas de manter um cronograma de preparação é investir em uma rotina sustentável com métodos eficazes, como por exemplo o ciclo de estudos e a elaboração de questões. Assim que o estudante definir a sua rotina de estudos, ele pode optar em inicialmente focar nas matérias básicas.
É muito importante que concurseiros, principalmente iniciantes, tenham conhecimento das disciplinas básicas mais cobradas em editais de concurso público, com intuito principalmente, de otimizar os seus estudos.
5) Adquira um bom material
“Um bom material de estudo é aquele que contempla o conteúdo daquela área que ele precisa estudar e atualizado”, disse.
O professor ressalta que estudante precisa se atentar ao adquirir o seu material de estudo, afinal, essa será a ferramenta mais importante do candidato durante a sua jornada. Portanto, o mesmo deve estar sempre atualizado e organizado para um estudo de qualidade!