Luto no surfe. O surfista brasileiro Márcio Freire faleceu nesta quinta-feira (5/1), aos 47 anos, após sofrer um acidente na descida de uma das ondas gigantes da praia do Norte, em Nazaré, Portugal. Pelo Instagram. A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf Brasil) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do atleta.
A Autoridade Marítima de Portugal publicou uma nota afirmando que recebeu o alerta por volta de 16h20 e que enviou socorristas de imediato junto aos Bombeiros da região. De acordo com as informações divulgadas, ele foi atendido já em parada cardiorrespiratória e não reagiu às manobras de reanimação.
Pelo Instagram, a CBSurf Brasil prestou condolências ao surfista. No story compartilhado, a instituição escreveu “Pelo falecimento do amigo e surfista de ondas grandes Márcio Freire. Nossos profundos sentimentos à família e amigos.”
Ao site globoesporte.com, Vinícius dos Santos, amigo do surfista, afirmou que chegou ao local sem entender muito bem o que estava acontecendo: “Eu estava indo surfar e, quando cheguei na praia, vi o movimento do carro de salva-vidas. Vi uma movimentação que parecia uma ressuscitação. Larguei a prancha e saí correndo. Quando eu vi, era o nosso amigo. Todos tentaram trabalhar junto com ele. Não teve um momento de pausa, todo mundo fez o que pôde.”, disse ao portal.
Considerado um dos pioneiros na modalidade de grandes ondas, Márcio Freire não levou o Surfe para o lado profissional. Em uma entrevista concedida ao “Let’s Surf”, ele afirmou que nunca viveu do esporte e que recebeu algum dinheiro pouquíssimas vezes.
Confira a nota na íntegra
Na sequência de um alerta recebido pelas 16h20, através dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, a informar para a queda de um surfista na praia do Norte, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM.
O surfista, um homem de 47 anos e de nacionalidade brasileira, foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras.
Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelos elementos do INEM. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.
Ver essa foto no Instagram