O presidente Lula realizou um encontro com vários reitores de Universidades e Institutos Federais, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto em Brasília. Representando o Acre, participaram da reunião as reitoras da Ufac, Guida Aquino, e do Ifac, Rosana Cavalcante.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Guida afirma que o encontro com Lula é histórico e significa “um ano de mudanças para a nossa Educação”. No vídeo compartilhado, a reitora canta trecho da música utilizada por eleitores de Lula durante a campanha presidencial.
Além de encontrar Lula, as reitoras se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana. “Momento histórico e democrático com todas as universidades federais e institutos”, afirmou Guida.
Indireta
A deputada federal mais votada de 2022, Socorro Neri (PP), aproveitou para alfinetar a publicação de Guida. No Instagram, Neri comentou em um post da reitora que o presidente Lula teria começado mal o governo ao vetar recursos para a Educação. “O governo vetou recursos para a ciência e tecnologia (FNDCT) e provimento de professores em universidades federais. Péssimo sinal”, opinou.
Lula realmente vetou os investimentos do FNDCT da Lei de Orçamento de 2023 (LOA). Entretanto, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos anunciou o retorno dos recursos do fundo. Segundo a ministra, serão cerca de R$ 10 bilhões disponíveis para apoio à pesquisa no Brasil.
“O motivo do veto, segundo o Executivo, é um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, algo que é exigido pela legislação que regulamenta o FNDCT.”, afirmou a Agência Senado em publicação.
Hj tenho a satisfação de anunciar a recomposição integral do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o fim dos limites impostos pela MP 1.136, editada pelo governo anterior e q perderá validade nos primeiros dias de fevereiro.
— Luciana Santos (@lucianasantos) January 17, 2023
Em rede social, a ministra da pasta disse que a ciência voltará a ser pauta no Brasil e criticou a forma com que o governo Bolsonaro tratou os recursos destinados ao ministério.
Neri e Guida são amigas próximas e ambas são professoras da Universidade Federal do Acre. A deputada inclusive, já foi pró-reitora de pesquisa e planejamento da Ufac.