O Sesc Acre celebra, nesta sexta-feira (20), 46 anos de história no Estado, com uma exposição sobre a trajetória de serviços realizados no Acre, principalmente nos âmbitos da educação, cultura, esporte, lazer, ação social e turismo. Além dos servidores, a exposição e comemoração também contou com a presença de artistas acreanos.
De acordo com o analista de cultura do Sesc, Franklin Pinheiro, a construção da exposição é uma comemoração que traz o histórico do Sesc. “É uma amostra do Sesc, desde a sua concepção aqui no Acre, quando ele iniciou os trabalhos, a sua primeira unidade, também a alusão à classe artística, que são os principais parceiros”, diz.
Franklin, que trabalha há 6 anos no Sesc, conta que a relação com o serviço existe há mais tempo, principalmente através da música. “Comemorar esses 46 anos, a gente revive muitos anos. Quem nunca teve uma história com o Sesc? Eu sou artista também, sou músico, e já participei de vários projetos, participei de muitas mostras musicais. É uma escola maravilhosa, um espaço maravilhoso onde você aprende muito. É muito aprendizado”, acrescenta.
O Sesc também faz parte da história do casal Eliana de Castela e Jorge Carlos. Eliana, acreana, conta que o Sesc está na vida dela há anos, principalmente pelo teatro e literatura, em que atua até hoje.
Jorge diz que a história da vida artística iniciou simultânea com a história do Sesc. “Eu não sou acreano, mas a minha vida artística nasceu aqui. Minha história com o Sesc se confunde um pouco, porque eu praticamente iniciei minha vida junto com o Sesc, havia uma simbiose. Às vezes até pensava que eu trabalhava aqui. Nós crescemos juntos. Inclusive até cheguei a trabalhar por dois meses aqui. Eu também criei, junto com Gregório, uma das coisas mais famosas: a seresta do Sesc, que durante muito tempo foi famosíssima. Foi uma iniciativa minha e do Gregório”, conta.
Trajetória
Em 1977, o Sesc foi instalado no Acre. Após 2 anos, em 1979, foi inaugurado o Teatro de Arena. Em 1983, foi realizada a compra da sede localizada na Avenida Brasil, no Centro de Rio Branco, hoje conhecido como Sesc Centro.
No final da década de 80, em 1988, foi realizada a inauguração do Centro Cultural e Desportivo, conhecido atualmente como Sesc Boque. No início dos anos 90, em 1992, o Sesc inaugurou um Complexo de Educação Infantil. Já em 1998, o Sesc Acre deixou de ser uma delegacia e passou a ser Departamento Regional. Em 1999, o Sesc Ler foi inaugurado nos municípios de Senador Guiomard e Plácido de Castro, no interior do Acre.
No ano 2000, foram instaladas as unidades do Sesc Ler em Xapuri e Brasileia. Em 2002, o Sesc Ler foi para Feijó. Em 2006, houve a reinauguração do Teatro de Arena “Jaime Ariston”. Em 2007, foi realizada a aquisição do terreno para construção do Sesc Cruzeiro do Sul.
A unidade de cultura e lazer de Brasileira foi inaugurada em 2009 e no ano seguinte, as atividades do bloco de saúde e nova sede administrativa começaram. Em 2014, a unidade de cultura e lazer de Plácido de Castro e Senador Guiomard foram instaladas. Em 2017, houve a instalação da unidade de turismo e lazer em Cruzeiro do Sul. Em 2023, o Sesc comemora 46 anos de existência no Acre.
Veja mais fotos: