“A gente estava com saudade desse calor humano do Carnaval”, disse, nesta manhã de segunda-feira (30), o puxador de samba Chagas Fernandes, do “Bloco do Fuxico”, uma agremiação carnavalesca do Bairro Quinze fundada em 1988 que, desde então, anima a festa na Capital acreana, a qual estava afastada de eventos e desfiles nos últimos dois por causa da pandemia do coronavírus.
A declaração traduz exatamente o sentimento de carnavalescos e organizadores do Carnaval, tanto da área privada como pública, e que em 2023, mesmo que a pandemia não tenha desaparecido completamente, será um evento diferente em tudo do que já passou.
Foi o que prometeram técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco, instituições que se uniram em parceria para organizar quatro dias de Carnaval cheio de alegria, diversidade, pluralidade e segurança aos foliões. “Será o Carnaval da Família acreana”, disse o assessor governamental Dudé Lima, da área de eventos do Governo do Acre.
“A ideia é que não seja apenas um Carnaval. Que seja também um espaço de empreendedorismo, de comércio de produtos regionais e turismo, numa grande festa que é o Carnaval”, disse o secretário Assurbanipal Barbary de Mesquita, da Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo do Governo do Acre.
“Vamos ter ainda espaço para a economia solidária, gastronomia e para um carnaval infantil e para idosos. Vai ser, enfim, uma festa de paz e alegria”, acrescentou Barbary.
A ideia inicial era que o Carnaval fosse realizado no espaço conhecido como gameleira, na orla do rio Acre, no Segundo Distrito. “Na realidade, aquele espaço ficou pequeno e, por causa do rio, com risco de cheias e falta de segurança, por recomendação do governador Gladson Cameli, a festa foi transferida para o Espaço do Estádio da Arena da Floresta, que além de ser uma área confortável pelo tamanho espaçoso, oferece muita segurança”, afirmou Dudé Lima.
“A preocupação do governador Gladson Cameli é que tenhamos uma festa capaz de devolver a alegria aos corações das famílias que ficaram travadas, por doenças na família, inclusive com mortes, por causa da pandemia do coronavírus. Depois de dois anos sem ter Carnaval por conta do vírus, este será o Carnaval de retorno das nossas famílias com a alegria”, disse outro organizador do evento, Júlio César Farias.
“A Gameleira é um espaço agradável, de outros carnavais, mas já não comporta nossa população, que cresceu nos últimos tempos e a área já não oferece a segurança necessária que uma festa dessas exige”, disse.
“A população pode contar com um carnaval com muita segurança, já que este será um carnaval preparado para a família pensado”, disse o professor Minoru Kinpara, diretor-presidente da Fundação e Cultura Elias Mansour”.
A casa e cultura do Governo do Acre e que também participa da organização doe vento. “Nós sabemos que passamos dois anos difíceis de pandemia e agora é hora do nosso povo se reencontrar com sua autêntica tradição de alegria”, acrescentou Kinpara.
O prefeito Tião Bocalom (PP) esteve na solenidade de abertura da programa do evento. O governador do Estado, Gladson Cameli, também deveria comparecer mas uma agenda de última hora fez com ele deixasse de ir e fosse representado no evento por seus secretários e assessores.
“A Prefeitura está junto do Governo neste evento e em tudo o que for possível trabalhamos irmanados pelo bem do nosso povo. O Carnaval é uma tradição, que nós apoiamos. Há quem não goste, mas as pessoas que gostam de verdade, gostam. É por isso que vamos procurar ajudar a organizar um carnaval sem violência, com muita alegria, paz e esperança num futuro melhor”, disse o prefeito Tião Bocalom.
Serão quatro noites, do dia 17 a 21 de fevereiro, com desfiles de blocos no estacionamento do complexo Arena da Floresta. A programação oficial foi apresentada pelos organizadores. “União é a palavra de ordem para a realização dessa grande festa popular. Temos que destacar a relevância deste momento. Fico muito feliz que tudo está sendo realizado da melhor maneira possível. São dois anos se carnaval, por essa razão, os foliões podem ter certeza: esse será um dos melhores carnavais de todos os tempos, com público estimado de mais de 40 mil pessoas por noite. É um momento de harmonia de confraternização. O carnaval em parceria com o governo veio para coroa esse ano”, disse o prefeito Tião Bocalom.
A Programação das Quatro Noites de Folia é a seguinte:
Atividades artísticas diversificadas já terão início no próximo domingo (5), com a seletiva da realeza do Carnaval. Na lista de atividades está inclusa a Banda do Senadinho, onde o baile da Melhor Idade estará no Casarão e deve agitar muitos foliões. Na Concha Acústica e na Av. Getúlio Vargas também haverá atrações e atividades culturais na noite dos desfiles dos bailes carnavalescos.
Nas noites de Carnaval, as crianças também poderão se divertir já que os organizadores pensaram num dia para um baile infantil.