Concurso Público: servidores federais reivindicam aumento salarial

Foi lançado, oficialmente, pelos representantes dos sindicatos de categorias do serviço público, nesta terça-feira (31/1), a campanha salarial 2023, que visa a reivindicação do reajuste salarial para os servidores públicos federais.

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado) e o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Público Federais) realizaram uma ação coordenada que foi transmitida ao vivo pelos canais de mais de 50 entidades. Também foram feitas campanhas de rádio e colocados outdoors pela cidade. O que marcou o início da campanha foi um tuitaço que aconteceu naquela manhã.

Foi destacado por Dovercino Neto, o presidente da FenaPRF, que a união de todas as categorias visando um diálogo com o Governo Federal é de extrema importância.

“Voltamos a ser ouvidos e, mais importante ainda, é a demonstração de união. Com todas as categorias juntas em busca de melhorias para os servidores públicos em geral, mostramos força e aumentamos a nossa voz”, aponta Neto.

Segundo os dirigentes presentes, a recomposição das perdas salariais dos últimos seis anos é emergencial. A maior parte dos servidores públicos federais acumulam 27% de defasagem salarial, tendo categorias que chegam aos 40%.

O evento de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores acontecerá no dia 7 de fevereiro, em Brasília, e contará com a presença de nove ministros de Estado.

Na segunda-feira (30/1) ocorreu uma reunião organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em que representantes do Fonacate e Fonasefe e outros ministros também participaram.

Os sindicatos reivindicaram diversas mudanças, inclusive na recomposição salarial. E que já no dia 7 de fevereiro sejam anunciadas medidas concretas em relação às reivindicações apresentadas.

Concurso Federais

Oportunidades estão abertas e previstas para aqueles que desejam ser servidores de órgãos no âmbito federal. Confira:

Banco do Brasil

O edital do concurso Banco do Brasil foi publicado ofertando 6 mil vagas para candidatos com nível médio, no cargo de Escriturário. Os ganhos iniciais podem ultrapassar os R$ 5 mil iniciais. A jornada de trabalho do Escriturário é de 6 horas diárias, ou 30 horas semanais.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro e as provas estão previstas para o dia 23 de abril.

Veja nossos cursos completos para esse concurso.

CNMP

Foi publicado o edital CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que oferta vagas imediatas e em cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista. O certame é organizado pela banca Cebraspe e prevê a oferta de salários iniciais que podem chegar ao valor de R$ 12,4 mil.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 17 de fevereiro e as provas estão previstas para o dia 16 de abril.

Confira todos os cursos para esse concurso.

Bacen

Outro dos concurso federais mais aguardados é o do Banco Central, que tem autorização prevista para ocorrer no início de 2023.

De acordo com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, entá sendo providencianda uma lista de seleções “prioritárias” para o início do próximo ano e o Bacen está incluído.

Veja mais detalhes aqui!

PUBLICIDADE