Privacidade ameaçada? Já é possível enxergar através das paredes via Wi-Fi

Quando criança, muitas pessoas imaginam ter superpoderes, sendo que um dos mais populares é a capacidade de ver através das paredes. Seria o máximo poder saber o que está acontecendo em algum lugar, mesmo estando fora dele.

Saiba que um estudo da Universidade de Carnegie Mellon, na Pensilvânia (EUA), conseguiu resultados animadores sobre o assunto. Aliás, os pesquisadores realmente conseguiram criar uma maneira de ver através das paredes. O mais impressionante é que eles apenas utilizaram um roteador com conexão Wi-Fi.

Cientistas desenvolvem maneira de ver através das paredes

Segundo as informações divulgadas recentemente, a tecnologia utiliza um sistema chamado de DensePose. Trata-se de um processo que faz o mapeamento de pixels que estão na parte superficial do corpo humano. Em outras palavras, seria como se fosse possível detectar a parte externa de uma pessoa e recriá-la por meio de mapeamento.

Trabalharam no estudo os pesquisadores da divisão de inteligência artificial do Facebook ao lado de cientistas de Londres. Os resultados do trabalho foram publicados em artigos no servidor de pré-impressão arXiv. Qualquer pessoa mais curiosa pode conferir quais foram as observações completas do artigo.

Tecnologia interpreta dados de mapeamento de uma pessoa ou de várias

Conforme as imagens divulgadas, é possível ver que as pessoas que estão além da parede foram encontradas e reconhecidas de uma forma que lembra um mapa de calor. Isso porque o procedimento ocorre através da captação de sinal Wi-Fi.

O sinal permite ver através das paredes, já que ele percorre todo o ambiente e encontra os obstáculos que nele existem. Isso inclui os seres humanos que estão em um cômodo separado, o qual não permitiria visão plena.

Depois de ler o sinal de Wi-Fi recebido de volta, os cientistas conseguiram saber quem estava lá e como as pessoas agiam no momento. A impressão é a de que existe uma câmera capaz de ver através das paredes.

A tecnologia ainda precisa ser testada outras vezes e aprimorada antes de ser lançada no mercado. A aplicação do recurso poderia facilitar o monitoramento de segurança nos lares, já que a maioria já possui modem Wi-Fi na residência.

PUBLICIDADE