O forte terremoto que atingiu nesta segunda-feira (6) o sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, matando mais de 1,2 mil pessoas e deixando mais de 800 prédios em risco de desabamento, foi assistido bem de perto pelo olhar horrorizado de um acreano de Rio Branco, que vive no país deste 2012. É o artista plástico Dinildomar Chagas de Moura, cuja casa, em Ankara, capital do país, foi atingida pelo abalo de 7,8 na Escala Richiter.
“No meu bairro o tremor foi menor, mas eu acompanhei tudo. Foi por volta das quatro horas da manhã aqui. Eu estava dormindo e minha esposa via uma novela na TV, naquele horário. Ela me acordou desesperada, chroando, perguntando o que estava acontecendo: tudo tremia ao redor, a cama, o abajur, as paredes”, contou o acreano, com exclusividade ao ContilNet, por telefone.
https://youtu.be/PhSXxh4IlYs
O tremor aconteceu quando muitas pessoas dormiam, o que contribuiu para o aumento do número de vítimas. As autoridades brasileiras do Itamaraty ainda não cofnirmaram se há brasileiros entre os mortos.
O Serviço Geológico dos EUA informou que o tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep.
O presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse que — somente na Turquia — 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. Informações não oficiais de agências internacionais já falam em mais de 1.200 mortos. Os números ainda estão sendo atualizados e podem subir drasticamente.
O ministro do Interior da Turquia, Suleymon Soylu, disse que dez cidades foram afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis.
Um repórter da BBC em Diyarbakir, na Turquia, disse que um shopping center na cidade desabou.
Rushdi Abualouf, repórter da BBC na Faixa de Gaza, disse que houve cerca de 45 segundos de tremores na casa em que ele estava hospedado.
Sismólogos turcos estimaram que o terremoto teve 7,4 de magnitude. Um segundo tremor atingiu a região poucos minutos depois do primeiro.
A Turquia fica em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. Em 1999, mais de 17 mil pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o noroeste do país.