O SENAI, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), e Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), deu início na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, a um curso de aperfeiçoamento profissional em produção de gamelas em madeira.
Direcionado a artesãos de Rio Branco e de outros municípios, a capacitação tem carga horária de 120 horas e é ministrada no Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai. Durante a aula inaugural, a gerente da unidade, Tânia Lúcia Guimarães, frisou que duas turmas participarão do curso.
“Essa primeira turma reúne 13 alunos e em seguida teremos outra. Todos os artesãos, quando concluírem o curso, receberão um kit de ferramentas para continuarem suas produções. O objetivo é apoiar o turismo do Acre, melhorar a qualidade do artesanato local e inserir cada vez mais no mercado essa peça que utiliza madeira de aproveitamento e tem alto valor agregado”, ressaltou a gerente do Instituto SENAI de Tecnologia.
Para o titular da Seicetur, Assurbanípal Mesquita, o curso é de extrema relevância, tendo em vista que irá agregar valor a um produto que vem despertando interessante no mercado nacional e internacional. “É a especialização de um produto que tem grande demanda, com potencial de mercado para o pequeno negócio. Essa parceria com o KfW [Banco de Desenvolvimento Alemão] e o SENAI é importante para que os artesãos possam atribuir mais qualidade à comercialização das peças. Temos aqui o que há de melhor na expertise do trabalho com madeira”, destacou o secretário.
Suelany Paiva, coordenadora do Setor de Artesanato da Seicetur, informa que existem vagas para uma segunda turma do curso, que será iniciada em 24 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas na sede da Seicetur até sexta-feira, 17 de fevereiro, localizada na Rua Rui Barbosa, 450, em Rio Branco.