Neste sábado (4), houve uma reunião que reuniu diversas entidades em Assis Brasil para diminuir os problemas causados pela entrada de peruanos no município, que estariam buscando combustível e derivados do lado brasileiro.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), a prefeitura de Assis Brasil, representante das forças de Polícia Militar, Grupo Especial em fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os proprietários de postos de combustível do município participaram do planejamento.
As primeiras ações tomadas foram a fiscalização de vendas irregulares e a permanência de equipes do Gefron e da PRF em Assis Brasil, com o objetivo de prestar apoio à polícia local. Além disso, ficou decidido com os donos de postos de combustível, uma bomba preferencial para brasileiros e uma reserva destinada a atender os serviços essenciais do município.
De acordo com a Sejusp, os peruanos estão sendo colaborativos e acatando as decisões impostas pelas autoridades e, até o momento, não houve nenhum tipo de problema relacionado a essa questão.