Cantoras acreanas realizam Bloco das Iaras em Rio Branco; saiba mais

Na intenção de propagar o cenário da música autoral na cidade, surge o Bloco da Iaras, uma proposta para fortalecer músicas feita por mulheres. O nome tem referência da lenda do Folclore Brasileiro, Iara, que é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Diz-se que quem ouvia o seu canto acabava enfeitiçado.

O primeiro impulso que levou a realização do bloco é proporcionar um momento de música autoral durante o Carnaval para chamar atenção do público a ter um olhar mais sensível relacionado às mulheres compositoras, além disso a atividade proporcionará troca entre as mulheres que estarão reunidas em um momento de troca de experiências, conhecimentos e saberes, o bloco terá sua estreia com um ensaio coletivo no dia 12 de fevereiro no Casarão, e o lançamento oficial acontecerá dia 20 com ingressos solidários no valor de R$10,00.

Foto: Reprodução

De acordo com Kelen Mendes, organizadora do evento, quando se trata de cantores regionais e compositores, muito se é citado apenas homens e as mulheres por sua vez, são esquecidas, como por exemplo Nazaré Pereira uma grande compositora de Xapuri das décadas do anos 70, que inclusive será homenageada durante o bloco

A atividade, que é independente, conta com apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e patrocínio da Super Som.

Para Kelen Mendes, o Bloco da Iaras é de suma importância para o cenário autora. “Minhas expectativas é que a atividade evolua ainda mais, que possamos expandir para projetos futuros e que além disso possamos movimentar e levar a temática para o debate”, diz.

PUBLICIDADE