Quadrilha formada por advogado e empresários do agro é presa por furto de gados no Acre

A Polícia Civil deflagrou operação “Boi de Ouro” que prendeu nesta sexta-feira (10) 15 pessoas envolvidas em furto de cabeças de gado em seis municípios do Acre.

Além da prisão, a equipe da Polícia Civil apreendeu 2 carros, 3 caminhões, 2 motos e 6 celulares.

Os delegados concederam coletiva à imprensa nesta sexta-feira (10)/Foto: ContilNet

As investigações começaram ainda em 2021 no município de Senador Guiomard e foram desdobradas em outras cinco cidades: Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre e Acrelândia, onde aconteceram mais apreensões.

Segundo o delegado de Acrelândia, Dione Lucas, responsável pelas investigações, entre os presos existe um advogado, alguns pecuaristas influentes e personalidades conhecidas do agronegócio no Acre.

“O advogado coordenava parte do grupo, e tinha até um caminhão que era responsável por transportar os gados furtados”, disse.

O delegado de Acrelandia, Dione Lucas declarou que existem pessoas influentes do agro envolvidas no crime. Foto: ContilNet

A Polícia Civil informou que não tem como dar um número exato de quantas cabeças foram furtadas, por conta da dificuldade de encontrar os gados subtraídos. Segundo o delegado, a maior parte da carga era enviada para fronteira, o que inviabilizava a contagem. Porém, a equipe afirmou que pelo menos milhares de gados foram furtados.

Essa é a primeira etapa das investigações feitas pela equipe da Polícia Civil. De acordo com o delegado, a partir de agora, outras pessoas deverão ser presas ao decorrer das próximas fases. Os acusados já foram ouvidos e serão encaminhados à Justiça do Acre.

O delegado de Rio Branco e do interior, Pedro Busolin, informou que foram realizados mais de 40 ordens judiciais cumpridas e que o foco da quadrilha era a divisa com o estado do Amazonas, onde boa parte do gado furtado era levado. “Foi um duro golpe aplicado a essas pessoas que vinham praticando esse tipo de crime”, disse.

Pedro Busolin, delegado de Rio Branco. Foto: ContilNet

O delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel informou que a operação faz parte de uma série de investigações que estão sendo feitas no meio rural, a pedido do governador Gladson Cameli. “Tivemos essas conversas com o pessoal da Zona Rural desde a Expoacre e agora desarticulamos grande parte dessa quadrilha”, disse.

O delegado-geral informou que a Polícia Civil está dando todo suporte às equipes do interior. Foto: ContilNet

PUBLICIDADE