Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13/2), a convocação para o programa de formação do concurso TCU (Tribunal de Contas da União).
Conforme indicado o documento, os candidatos deverão realizar suas respectivas inscrições no período entre: 10h do dia 13/2 (hoje) às 18h do dia 17/2. Para isso é necessário acessar o portal da banca FGV.
O programa de formação do concurso TCU será de caráter eliminatório e terá duração mínima de 120h. O curso será ministrado em Brasília/DF, entre os dias 10/4 e 9/5.
Para ser considerado aprovado no programa de formação, o candidato deve:
- Obter desempenho médio geral igual ou superior a 60 pontos e desempenho em cada disciplina em que houver avaliação de rendimento igual ou superior a 50 pontos.
Veja a documentação exigida pelo programa de formação:
- I – atestado de sanidade física e mental, que comprove a aptidão do candidato para frequentar o Programa de Formação;
- II – no caso de servidor ocupante de cargo efetivo da Administração Pública Federal, apresentação de declaração que comprove essa condição emitida pelo dirigente de pessoal do órgão/entidade de lotação, liberando-o para participar do Programa de Formação em regime integral e dedicação exclusiva;
- III – formalização de sua opção quanto à percepção pecuniária por intermédio do preenchimento de um dos formulários (de opção pelo auxílio financeiro ou de opção pela remuneração do cargo efetivo) disponíveis no portal TCU (item de menu “institucional”, opção “Concursos Públicos”).
Panorama concurso TCU
Realizado em 2021, o concurso TCU ofertou, ao todo, 20 vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para o cargo de Auditor de Controle Externo. O salário inicial do aprovado será de R$ 21,9 mil.
Para ingressar na carreira, o candidato deveria possuir nível superior de formação em qualquer área, precisando o curso ser reconhecido pelo MEC.
Ao todo, conforme dados da banca FGV, o certame registrou 19.932 inscrições. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.
Foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa
- Matemática Financeira
- Controle Externo
- Administração Pública
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Sistema Normativo Anticorrupção
- Estatística
- Análise de Dados
- Auditoria Governamental
- Contabilidade do Setor Público
- Análise das Demonstrações Contábeis
- Administração Financeira e Orçamentária
- Economia do Setor Público.
Novo edital em breve?
Em entrevista realizada em setembro de 2022, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, informou que o órgão possui intenção em realizar um novo concurso TCU em breve.
A intenção, conforme informado pelo presidente, é realizar 150 nomeações de aprovados no concurso de 2021 (previsto na Lei Orçamentária Anual de 2023) e, posteriormente, já planejar um novo edital.
“Assim que se esgotar esse, nós queremos fazer outro. Espero, na minha gestão de presidente do TCU, dar posse ao máximo que nós conseguirmos. Nós temos uma lacuna de mais 400 auditores e esses 150 não vai dar para nada. Então quero empossar esses 150 e abrir outro concursos no meu primeiro ano da minha gestão”, informou.
Levantamento exclusivo detalha técnicas utilizadas pelos aprovados!
O Direção Concursos realizou um levantamento exclusivo sobre informações dos aprovados no concurso TCU. No levantamento é possível entender a rotina, distribuição de tempo entre leituras, revisões e vídeoaulas, além de outras técnicas. Você pode saber mais detalhes clicando aqui!
Resumo concurso TCU
- Situação: previsto para 2023
- Vagas: a definir
- Cargo: Auditor
- Escolaridade: nível superior
- Remuneração inicial: R$ 21,9 mil
- Último edital