No Instagram, Bonner desmentiu uma notícia que dizia que ele tinha sido levado às pressas ao hospital. “Ninguém me procurou pra verificar a veracidade da fofoca antes de publicar o caça-cliques. Se tivessem feito isso, saberiam que no dia 10 de fevereiro passei por um procedimento de laparoscopia pra eliminar hérnias inguinais”, diz a publicação (veja abaixo).
”Tirei uma licença do trabalho, porque o procedimento exige repouso de alguns dias —e meus chefes me aconselharam a emendar com a folga do Carnaval. Foi bom, porque o meu umbigo passou a me lembrar a toda hora que ele existe.”
William Bonner, no Instagram
- O que é a hérnia inguinal Uma hérnia se forma quando uma estrutura sai do seu lugar original. No caso da de Bonner, fica na virilha (entre a coxa e a parte inferior do abdome) e, por isso, é chamada inguinal.
- Ela ocorre quando há o deslocamento de uma alça do intestino por meio de um orifício que se forma na parede abdominal, na região da virilha.
Esse é o tipo mais comum de hérnia e os homens são mais vulneráveis a elas, devido à fraqueza na parede muscular criada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal. Hérnias grandes ou volumosas podem descer em direção aos testículos e são conhecidas como inguinoescrotal.
”Normalmente, o que acontece é quando uma alça do intestino desce através deste cordão espermático [estrutura do aparelho reprodutor masculino] em um orifício que não tem espaço para mais nada, a não ser os elementos do cordão [veias, nervos, testículos].
Natan Chehter, geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)
Toda hérnia precisa de cirurgia?
- Depende do quadro do paciente. Porém, a cirurgia é o único tratamento eficaz para as hérnias, especialmente na fase precoce da doença.
- O procedimento é essencial sobretudo quando a hérnia fica “estrangulada”, pois o sangue deixa de circular normalmente, causando necrose ou ameaçando a vida da pessoa.
Sintomas da hérnia inguinal
- Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
- Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
- Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
- Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.