Inmet adverte: Acre está na rota de temporais que devastaram litoral paulista

O Acre está na rota dos estados brasileiros pelos quais devem passar, nesta quarta-feira (22), os temporais que, na semana passada, devastaram parte do litoral norte de São Paulo, com fortes chuvas que resultaram em mortes, desabrigados e desaparecidos. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba.

Nesta quarta-feira, as chuvas deverão continuar devido a uma frente fria que chegou na costa paulista. Além de São Paulo, vários outros estados do Brasil também serão atingidos pelas chuvas, apesar do tempo quente em algumas regiões, entre eles o Acre, adverte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diversas cidades brasileiras estão em perigo potencial em decorrência das chuvas, com exceção de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o Inmet, algumas áreas devem ficar em estado de alerta devido aos temporais intensos, incluindo algumas regiões dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

O Instituto ainda alerta para cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante as chuvas. A Defesa Civil da Prefeitura de Rio Branco, através do coronel Cláudio Falcão, corrobora com as preocupações e divide as advertências do Inmet em caso de rajadas de vento. Em casos assim, as advertências são as seguintes:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As preocupações são dos gestores da maioria dos estados e cidades brasileiras. Nesta quarta-feira (22), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez um alerta no Twitter sobre as fortes chuvas na região. O político pediu atenção sobre a aproximação de núcleos de chuva que chegarão na região de Campo Grande e Santa Cruz.

“Temos chuva forte em várias áreas da cidade. Não é hora de se deslocar. Aguardem em local seguro até que passe a chuva e antes de voltar a circular pela cidade, cheque o estágio das vias”, pediu o prefeito.

Paes também informou que na região do Grande Méier choveu aproximadamente 60mm em apenas 1 hora. “Por mais que a chuva já tenha diminuído, teremos pontos de alagamento e problemas para os serviços públicos resolverem”.

No Distrito Federal, a previsão para esta quarta-feira é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Após dias de altas temperaturas, a chuva chegou para ficar na capital do país. De acordo com o Inmet, os brasilienses terão temperatura amena durante o dia, com mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. A umidade do ar varia entre 45% e 95%.

Em Goiânia, as fortes chuvas deixam estragos pela cidade. Imagens divulgadas nas redes sociais do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) mostram as ruas alagadas e carros cobertos pela água.

PUBLICIDADE