Acre tem registro de mais de 2 mil estupros por ano, estima Ipea

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado nesta quinta-feira (02), trouxe um dado preocupante em relação à defesa e segurança dos brasileiros e que afeta, principalmente, as mulheres. A pesquisa estima que a cada um minuto, dois estupros acontecem no país. O Ipea estimou ainda que por ano, mais de 822 mil pessoas sofrem esse tipo de abuso no Brasil.

O estudo foi baseado a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. A pesquisa apontou que a maioria dos casos podem ser notificados em entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos.

O mais crítico, segundo o Ipea, é que dentre os casos, apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde, revelando que mais da maioria dos casos seguem de forma impune.

Em relação aos dados estaduais, o Ipea estimou que o Acre, levando em consideração a população total do estado, deve ter 2.697 casos de estupro por ano. Ao analisar somente os casos em pessoas maiores de 18 anos, o Ipea estima que 1.790 pessoas são vítimas.

PUBLICIDADE