O governador do Acre, Gladson Cameli, acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, esteve na Escola Humberto Soares da Costa, para a abertura do ano letivo, onde foram inaugurados os novos laboratórios da escola de tempo integral. No evento, uma apresentação de um gerador eletrostático chamou a atenção das autoridades.
Na ocasião, o professor e os alunos da eletiva de práticas laboratoriais da escola apresentaram um dos aparelhos recebidos pela escola, conhecido como Gerador de Van de Graaf. A máquina é uma réplica da invenção construída pelo físico estadunidense Robert Jemison Van de Graaf.
Em resumo, a máquina transforma energia mecânica em energia eletrostática, deixando o ar ao seu redor ionizado, isto é, eletrizante. “Embaixo ele produz energia negativa e positiva que gera a energia na parte de cima. É um equipamento bem antigo, de 1929”, contou o aluno Jefferson da Silva Souza, de 16 anos.
“Foi bem interessante, eu não tinha estudado sobre nada físico assim. Esse projeto de eletiva é antigo, então a gente vem aqui desde de dezembro, antes do ano virar”, contou o aluno Iago Gomes do Santos, de 16 anos, matriculado na disciplina.
As eletivas são disciplinas que fazem parte do ensino integral, são matérias escolares que buscam um envolvimento maior do aluno com determinado tema ou assunto, valorizando a parte prática dos estudos.
A Escola Estadual Humberto Soares, que funciona de forma integral, possui laboratórios para intensificar e estimular estudos dentro dos conteúdos das disciplinas de física, biologia e ciências da natureza.
Confira o vídeo do aparelho funcionando: