O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (14.mar.2023) a uma plateia de prefeitos que, se os municípios concederem terrenos à União, o governo federal poderá construir casas “muito mais baratas” pelo Minha Casa, Minha Vida.
Lula disse ter pedido à ministra Simone Tebet (Planejamento) um mapeamento de todas as terras públicas e imóveis da União no campo e nas cidades. “Tudo que estiver abandonado vamos tentar utilizar para transformar em moradia decente para as pessoas mais humildes”, afirmou.
Em discurso na 84ª Reunião Geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), o presidente disse que não quer saber de que partido os gestores são, para qual time de futebol torcem ou que religião seguem.
“A única coisa que eu quero saber é que foram eleitos pelo voto democrático do povo e representam o povo da cidade que vocês moram”, afirmou.
Lula prometeu tratar todos os prefeitos como se fossem do seu partido, da sua religião e do time para o qual ele torce –ou seja, petistas, católicos e corintianos.
O chefe do Executivo federal também afirmou que trabalhará para que bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, emprestem dinheiro para municípios com capacidade de endividamento e de contrair financiamentos.
“Não tem sentido o banco não emprestar para a cidade fazer obra. O dinheiro não vai ficar no cofre do banco para render com juro. Vai render com obra para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.
Assista à íntegra da fala de Lula (17min52s):