A fiscalização da marinha permanece fazendo rondas no rio Acre. Na tarde do último domingo (12), foram vistas embarcações pelo bairro da base, fazendo patrulha no rio e estacionados próximo às descidas das embarcações. No estado do Acre ainda não há uma delegacia da marinha, o que justifica as fiscalizações esporádicas.
De acordo com informações do Tenente-coronel Cláudio Falcão, é comum que uma vez e outra a Marinha venha para cá, “inclusive nós hospedamos esses oficiais ou Praças da Marinha no nosso quartel para que eles possam fazer a fiscalização na parte aquática”, disse. A Marinha do Brasil atua por intermédio da Agência Fluvial de Boca do Acre.
Por conta dos excessos cometidos devido ao uso irregular das motos aquáticas e demais embarcações, principalmente lanchas em alta velocidade e pilotos não habilitados, além do uso de bebida alcoólica – o que é proibido para pilotar embarcações.
Falcão diz ainda que para pilotar qualquer embarcação tem que estar habilitado com a carteira de Arrais no caso de lancha e no caso de moto aquática é preciso o curso de motonauta.