Jackson Viana, escritor, poeta, Presidente-Fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) e Embaixador do Mapa Educação 2023, entra para a equipe do ContilNet Notícias, com um espaço dedicado a artigos sobre educação, cultura e políticas públicas da área.
“É preciso trazermos visibilidade a temas e personagens da nossa sociedade que se encontrem, por alguma razão, silenciados”, afirma Jackson, que possui longo percurso no ramo da educação e cultura no estado do Acre.
Aos 12 anos de idade Jackson lançou seu primeiro livro, aos 14, idealizou e fundou a AJAL, uma instituição que é voltada para os jovens escritores. Também passou por organizações como Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e foi também Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Chefe do Departamento de Políticas Culturais, responsável pela gestão do sistema estadual de cultura do Acre.
No quadro escrito por ele, nomeado “Figuras de Linguagem”, Jackson aborda questões que interessam ao público quanto a temas que fazem parte da política interna acreana em relação à educação e a arte produzida no contexto atual, tanto sobre os enfrentamentos, quanto das conquistas e avanços.
“Também quero trazer minha opinião sobre diversos assuntos, mas, especialmente, sobre as possibilidades de avanços no setor educacional e cultural, a partir de seus agentes e das políticas públicas que vêm sendo implementadas em nosso país”, explica o escritor.
Conheça Jackson Viana
Jackson Viana nasceu em Rio Branco, Acre, e aos 12 anos publicou seu primeiro livro, intitulado “Onde mora a felicidade?”. Aos 14, idealizou e fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores do Acre, da qual é o Presidente.
Premiado com o 1° lugar no estado no 43º concurso de redação dos Correios, 2° lugar no Prêmio Flor do Ipê da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2° lugar no Prêmio Moutonnée de Poesia da Prefeitura de Salto/SP, é autor de três livros já lançados, entre outras obras, antologias e revistas em que possui participação.
Em 2016, tornou-se Conselheiro Regional do Movimento União Cultural (MUC) e Embaixador da Embaixada da Poesia (RJ), organização que lhe condecorou com as medalhas de “Honra ao Mérito Artístico” e “Poeta Menino – Casimiro de Abreu”.
Foi coordenador dos trabalhos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Estado do Acre, Membro-Suplente no Conselho Estadual de Cultura e exerceu os cargos de chefe da Assessoria de Imprensa da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), chefe da Divisão de Livro, Leitura e Literatura, Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Chefe do Departamento de Políticas Culturais, responsável pela gestão do sistema estadual de cultura do Acre.
É acadêmico de Direito na Universidade Federal do Acre (UFAC), Embaixador da Região Norte na Brazil Conference at Harvard & MIT e Embaixador Mapa Educação 2023.