Fundador da AJAL, Jackson Viana, escreverá artigos para o ContilNet; conheça

Jackson Viana, escritor, poeta, Presidente-Fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) e Embaixador do Mapa Educação 2023, entra para a equipe do ContilNet Notícias, com um espaço dedicado a artigos sobre educação, cultura e políticas públicas da área.

“É preciso trazermos visibilidade a temas e personagens da nossa sociedade que se encontrem, por alguma razão, silenciados”, afirma Jackson, que possui longo percurso no ramo da educação e cultura no estado do Acre.

Aos 12 anos de idade Jackson lançou seu primeiro livro, aos 14, idealizou e fundou a AJAL, uma instituição que é voltada para os jovens escritores. Também passou por organizações como Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e foi também Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Chefe do Departamento de Políticas Culturais, responsável pela gestão do sistema estadual de cultura do Acre.

Foto: Cedida

No quadro escrito por ele, nomeado “Figuras de Linguagem”, Jackson aborda questões que interessam ao público quanto a temas que fazem parte da política interna acreana em relação à educação e a arte produzida no contexto atual, tanto sobre os enfrentamentos, quanto das conquistas e avanços.

“Também quero trazer minha opinião sobre diversos assuntos, mas, especialmente, sobre as possibilidades de avanços no setor educacional e cultural, a partir de seus agentes e das políticas públicas que vêm sendo implementadas em nosso país”, explica o escritor.

Conheça Jackson Viana

Jackson Viana nasceu em Rio Branco, Acre, e aos 12 anos publicou seu primeiro livro, intitulado “Onde mora a felicidade?”. Aos 14, idealizou e fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores do Acre, da qual é o Presidente.

Premiado com o 1° lugar no estado no 43º concurso de redação dos Correios, 2° lugar no Prêmio Flor do Ipê da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2° lugar no Prêmio Moutonnée de Poesia da Prefeitura de Salto/SP, é autor de três livros já lançados, entre outras obras, antologias e revistas em que possui participação.

Foto: Cedida

Em 2016, tornou-se Conselheiro Regional do Movimento União Cultural (MUC) e Embaixador da Embaixada da Poesia (RJ), organização que lhe condecorou com as medalhas de “Honra ao Mérito Artístico” e “Poeta Menino – Casimiro de Abreu”.

Foi coordenador dos trabalhos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Estado do Acre, Membro-Suplente no Conselho Estadual de Cultura e exerceu os cargos de chefe da Assessoria de Imprensa da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), chefe da Divisão de Livro, Leitura e Literatura, Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Chefe do Departamento de Políticas Culturais, responsável pela gestão do sistema estadual de cultura do Acre.

É acadêmico de Direito na Universidade Federal do Acre (UFAC), Embaixador da Região Norte na Brazil Conference at Harvard & MIT e Embaixador Mapa Educação 2023.

PUBLICIDADE