‘Mudança de Mindset’, ‘Pensar fora da caixa’ e os clichês motivacionais que ninguém suporta

Entra ano, sai ano, cartazes na parede indicam os sonhos. Planilhas de Excel apresentam números. Papel de flipchat apresentam novos planejamentos, estratégias, novos pensamentos e ideias. Ouço, novamente, pessoas falando: “Vamos pensar fora da caixa, precisa-se inovar”! “Vamos mudar o Mindset, nova forma de pensar”! Mas aí, vem a pergunta. Para você, não está mais que desgastados esses clichês?

Há três anos que estamos vivendo uma pandemia com grandes proporções e, muitos de nós, tivemos que nos reinventar.

“Pensar fora da caixa” é uma expressão derivada do inglês “Thinking outside the box”, que significa pensar de forma inovadora, criativa e ir além dos padrões convencionais. É tudo muito lindo e perfeito, quando alguém lhe diz simplesmente para “pensar fora da caixa”, com a intenção de que você alcance ou desenvolva objetivos que, as vezes, nem serão medidos por quem aconselhou. E a expressão “mudança de Mindset? Mudar a forma de pensar, como num clique. É claro, que essas expressões ficam somente no campo do clichê.

Analise comigo! A expressão “pensar fora da caixa” ou “mudança do seu Mindset” pressupõe que a pessoa esteja lá, dentro da caixa, presa, percebendo somente o seu mundo, com o seu modo de pensar. Agora, vem a reflexão: você acredita mesmo que alguém, que viva em sociedade, consiga viver dentro de um mundo somente dela? Isso não existe mais! Por mais que alguém não queira evoluir por conta própria, é impossível não estar num mundo e num meio com informações e ideias de todos os lados. Somos persuadidos todos os dias por meio das redes sociais, TV, amigos e familiares que nos rodeiam. É IMPOSSÍVEL não sermos influenciados por novos pensamentos. Sejam bons ou ruins. Já há uma interferência.

Mas voltemos a pandemia. Com um mundo que se empurrou para a digitalização das coisas, todo negócio precisou inovar ou se renovar. Mas, a maioria das pessoas não fizeram isso “pensando fora da caixa” em soluções inovadoras ou inéditas, elas fizeram para sobreviver ou para se manter. Obviamente surgiram insigths revolucionários nesse tempo, devido também as novas experiências das pessoas, mas, no fim, os processos e trabalhos foram na sua maioria digitalizados por necessidade.

Isso não foi um grande “pensar fora da caixa coletivo”, foi a aceleração de projetos e/ou ideias que eram engavetadas por comodismo ou falta de investimento. Sites e e-commerces nasceram aos montes. Os marketplaces nunca tiveram tantos clientes. O remoto passou a funcionar com qualidade. E a inovação continuou, de formas diferentes.

Já pensou em quantas pessoas “pensaram fora da caixa” antes da pandemia, com várias inovações e técnicas, que depois a pandemia trouxe “na marra” e não foram reconhecidas por isso?! E agora precisam de novo “pensar fora da caixa”, como se antes não o fizessem.

Aí, em plena pandemia, surgiu o “novo normal”. Agora, todo mundo que está reorganizando seus processos e projetos, precisava “pensar fora da caixa” no “novo normal”. Parece fácil apenas usar esses jargões como impulsionadores de resultados, mesmo quando, os resultados estão acontecendo porque o mundo obrigou a maioria das empresas a evoluir.

Com o fim da pandemia, estamos então voltando ao “velho normal”, e aos velhos clichês, para que o que antes era usado como frase de resultado, se tornasse frase de criação.

Pense fora da caixa! Mude seu mindset! Reinvente a roda, melhore processos que não são seus, mas com as ferramentas que têm e, claro, sem investimento.

Frases clichês criam pessoas clichês. Pessoas clichês repetem frases clichês, para que outras pessoas possam pensar por elas, em coisas que nem elas sabem como fazer. Irônico não é? Mas é a realidade.

Além do mais, dizer sempre que alguém tem que pensar fora da caixa é praticamente apontar que tudo que a pessoa faz é fruto de um pensamento anacrônico, obsoleto, ultrapassado, mesmo que essa pessoa sempre inove, precisará continuar pensando fora da caixa e, de novo, e de novo. Haja caixa. E haja paciência!

No cenário globalizado e hiperconectado, as empresas precisam se adaptar às mudanças e ter a inovação como estratégia básica de sobrevivência. Assim, que tal “pensar fora da caixa” e parar de ser clichê, apoiar e investir em novas ideias e inovar, sempre? Mais simplicidade nas ações e menos jargões corporativistas. Mais resultados.

Insanidade é continuar fazendo (ou falando) sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

—Albert Einstein

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