Muita gente não sabe alterar o diâmetro original dos pneus é infração de trânsito que tem como punição multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso essa alteração pode gerar um outro problema: a adulteração do hodômetro do carro.
Na prática, as leis de trânsito brasileiras se preocupam mais com a manutenção da dirigibilidade do veículo do que com a marcação correta de velocidade no painel do carro. Contudo, o uso do pneu correto auxilia no registro mais preciso da velocidade do automóvel.
Como funciona
Ao trocar as rodas e pneus originais do automóvel, a circunferência do pneu passa a ser muito maior. Na prática, isso pode indicar um valor no velocímetro que não condiz com a realidade do carro. Na prática, o motorista vê, por exemplo, o velocímetro marcando 98 km/h, mas ele está a 110 km/h, estando sujeito a multas.
Contudo, o problema não fica restrito às punições por velocidade acima do permitido. Isso porque, é o hodômetro que extrai os dados do velocímetro para indicar a quilometragem do veículo. Assim, se o carro trafega numa velocidade maior do que a demonstrada no painel do carro, a aferição da distância será sempre menor do que a realmente percorrida.
Fraude
A ação se configura em fraude, mesmo que o condutor não tenha total clareza da adulteração de registro do hodômetro. Isso porque, na prática, o dono do veículo com rodas diferentes das indicadas pelo fabricante está fazendo o mesmo que o vendedor desonesto que rebobina a quilometragem de carros mais rodados para obter vantagens na hora da venda.
Exceções e mercado
Há a possibilidade de realizar uma recalibragem do painel de leitura do veículo com rodas de aros maiores. Contudo, a prática de hodômetro adulterado é muito comum no mercado de seminovos e usados. Por fim, na hora de comprar, é sempre importante solicitar laudos cautelares, além de observar o registro de históricos de quilometragens presentes, por exemplo, em revisões ou trocas de óleo.
Em suma, o Código Brasileiro de Trânsito também abre uma exceção para o uso de pneus maiores que os originais. Assim, a troca é permitida em carros classificados como misto, ou seja, do tipo utilitário.