O ministro Waldez Góes, da Integração Regional, disse, neste domingo (26), em Rio Branco (AC), que a vinda dele e da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas, ao Acre, foi em missão dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos aqui para darmos continuidade ao trabalho do governo federal em parceria com o Governo do Estado e com os municípios, que estamos fazendo desde os primeiros momentos em que se iniciou esta tragédia”, disse o ministro.
Waldez Góes também solidarizou-se com os acreanos e confirmou a disponibilidade de profissionais da Defesa Civil Nacional para auxiliar na elaboração de planos de trabalho para solicitação de recursos federais. “Para agilizar a assistência do governo federal aos municípios atingidos, nós trouxemos para Rio Branco técnicos da Defesa Civil Nacional. Eles vão auxiliar os gestores municipais a preencherem os formulários para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública”, afirmou.
De acordo com o ministro, por ordem do presidente Lula, serão reconstruídas no Acre, a partir de um plano de solicitação de recursos federais, verbas para assistência humanitária, além do restabelecimento de vias públicas, “pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre”, anunciou.