O trabalhador rural identificado como Pablo, residente na comunidade Nova Olinda, Alto Rio Iaco, confirmou um sinal de vazante no porto daquela localidade na manhã desta terça-feira (28). Pela parte da manhã, ele fincou um pedaço de madeira dentro do rio e ao retornar do trabalho constatou uma diminuição expressiva no volume das águas.
O seringal Nova Olinda fica distante aproximadamente 7 horas de voadeira do porto de Sena Madureira. “Por aqui, o nível baixou mais de 2 metros”, destacou Pablo.
Essa vazante de Nova Olinda, entretanto, ainda não surtiu efeito no porto de Sena Madureira. Das 6 horas da manhã de hoje até às 12 horas, o índice aumentou 8 centímetros, saltando de 15,10 metros para 15,18 metros. Lembrando que a cota de transbordamento é 15,20 metros. “De certa forma, a cheia perdeu um pouco de força, mas a situação ainda preocupa”, destacou Carlos Davila, representante da Defesa Civil Municipal.
No ginásio Hermilton Gadelha Pessoa, transformado em abrigo público, há pelo menos 7 famílias no momento, oriundas do bairro Praia do Amarílio.