O PP em Epitaciolândia caminha para ter a maior chapa de pretensos candidatos a prefeitos ano que vem. Além dos batidos nomes de Tião Flores, André Hassem, a sigla já anunciou que também correm por fora Cleomar Portela, a vereadora Preta,o vereador Nego, o vereador Diojino; que foi convidado a se filiar; e agora o vice-prefeito Soares. Esse tipo de gulodice é danado para não sobrar para ninguém.
“Vem ni mim”
Está 99,9% encaminhada a filiação do vice-prefeito de Epitaciolândia Antônio Soares ao PP do governador Gladson, Mailza e cia. Depois da vitória esmagadora de Gladson em 2022, todo mundo quer as bênçãos dele em 2024.
Novos tempos
Quem acompanha os debates no parlamento mirim nos municípios do Alto Acre afirma que as Câmaras que adotaram as transmissões dos trabalhos Legislativos em tempo real nas páginas de Facebook institucionais e YouTube estão de parabéns. O trabalho dos representantes do povo precisa ecoar. Infelizmente, grande parte da população sabe criticar sem saber o que critica.
Alan x JV
O senador Alan Rick (UB) reagiu às declarações do ex-governador do Acre e presidente da Apex, Jorge Viana, na China. Alan escreveu em sua rede social e disse estar “chocado”. Como Coordenador de relações internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária, o senador diz ser inaceitável “termos numa posição tão estratégica alguém que jogue contra um dos maiores setores da economia brasileira”. Eita, essa queda de braço vai longe e pode ter desfecho lá em 2026, quando, provavelmente, Alan e Jorge se enfrentarão nas urnas pelo governo do Acre.
Afonso Fernandes
Na sessão de ontem (28), o deputado Afonso Fernandes (PL) usou a tribuna para puxar a orelha de alguns secretários do governo. Foi firme nas palavras: ‘’Secretários que parecem ser maiores que Deus, sequer conversam com a gente’’, disse o deputado. Afonso ainda ressaltou que ao contrário dos colegas deputados, que se esbarravam nos bairros ajudando a população, não se viu um secretário de estado enfrentando as águas.
Auxílio do Bem
A Aleac aprovou por unanimidade na sessão extraordinária desta terça-feira (28) o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do Programa Auxílio do Bem, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social desabrigadas por enchentes. O PL foi aprovado com uma emenda de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que garante que o pagamento do benefício no valor de R$300 reais seja feito em parcela única.
Bolsonaro x Lula
De acordo com o Estadão, a Câmara dos Deputados possui seis pedidos de impeachment contra o presidente Lula antes do petista completar cem dias no governo. Como comparação, na mesma época, em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo.
Morre pela boca
Conversando com um amigo do meio político, ouvi a seguinte declaração: ‘’Lula está morrendo pela boca igual o Bolsonaro’’, referindo-se às últimas declarações do presidente ao ex-juiz e senador Sérgio Moro (UB). Bolsonaro cometeu os mesmos erros ao ter falas infelizes que nem mesmo sua assessoria conseguia contornar.
Reflexão
‘’Políticos e figuras públicas enfrentam sinuca de bico em desastres naturais. Se postam ajudando é porque querem faturar com a desgraça alheia. Se nada postam, são insensíveis, omissos. É sempre válida a lição do Evangelho de Mateus (6:1-18). Não fui eu quem disse e sim o ex-deputado estadual Daniel Zen (PT), que usou uma rede social para desabafar. Leiam a passagem bíblica na qual Zen se refere e entenderão.
Se lançando
Uma das principais aliadas do ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL) no Congresso, a ex-ministra Damares Alves (REP), disse em entrevista ao GLOBO não descartar a possibilidade de Bolsonaro ser considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, neste caso, se coloca como opção como candidata da direita em 2026. O que a direita acha disso?