Aprenda a identificar sinais de possíveis ataques em escolas

Após as recentes enchentes do Rio Acre e igarapés, as escolas públicas do município de Rio Branco e da rede estadual retomaram as atividades no dia 17 de abril. Com o retorno das aulas, a preocupação dos servidores, pais e alunos agora é outra, a segurança.

Recentemente, casos de ataques foram registrados em escolas por todo o país, tal fato gerou uma onda de ameaças em redes sociais no Acre. A Polícia Civil do Acre identificou oito contas e identificou 14 pessoas por trás das ameaças.

No entanto, a sensação de segurança ainda parece distante para a comunidade escolar. É o que relata a mãe de um aluno de uma escola estadual em Rio Branco. “As nossas escolas são muito vulneráveis, o pessoal do corredor é de idade avançada, a meu ver não seria essa a função para quem já está em fim de carreira, do portão até o pátio são senhoras que dá dó a gente ver naquele calor diário, sem mobilidade”, conta.

Com o início das aulas, o Governo intensificou ações de segurança, visando coibir casos de violência na rede estadual e privada de ensino. Entre as medidas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) estão as constantes rondas nas instituições de ensino.

Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

Aprenda a identificar os sinais de alerta que possam indicar risco de ataques em locais públicos:

  • COMPORTAMENTO DE AMEAÇA:  Pessoa que fala direta ou indiretamente da intenção de matar/cometer crime contra alguém ou interesse em danificar estruturas.
  • VIGILÂNCIA PROLONGADA: Uma pessoa que se torna exageradamente interessada em monitorar, filmar ou fotografar algo ou alguém. Ou então em entender sistemas de segurança e testá-los.
  • BUSCA EXAGERADA POR CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Pessoa que passa a consumir repentinamente muitos livros, artigos ou vídeos de armas, táticas militares, segurança de instalações, bombas etc.
  • ROUBO/DESVIO DE ITENS ESPECÍFICOS: Alguém roubar ou desviar itens como crachás, uniformes ou equipamentos específicos de uma instituição.
  • QUESTIONAMENTOS EXCESSIVOS: Pessoa sem este hábito que passa a perguntar sobre tudo e todos daquele ambiente, muito além da curiosidade.
  • VIOLAÇÃO/INTRUSÃO: Pessoa não autorizada tenta invadir área restrita ou tenta se passar por pessoa autorizada.
  • COMPORTAMENTO HACKER: Alguém que passa a invadir ou a comprometer sistemas virtuais de segurança.
  • ARMAZENAMENTO INCOMUM: Alguém que armazene armas, facas, explosivos ou qualquer material destrutivo. Também pode haver acúmulo de celulares e radiocomunicadores.
  • COMPORTAMENTO DE ÓDIO: Pessoas que manifestem irritação contínua, falta de paciência extrema, muita raiva e que se associem a grupos de extrema direita, terrorismo e afins.
  • CRUELDADE COM ANIMAIS: Pessoa que se interessa em matar ou maltratar animais e que gosta da fama associada aos feitos.
  • FASCÍNIO INAPROPRIADO: Pessoa com paixão por ataques ou tiroteios de maneira inapropriada. Idolatra outros agressores.
  • MUDANÇAS AGRESSIVAS E REPENTINAS NO VISUAL: Alguém que faça mudanças drásticas e complexas associadas: raspar cabelos, fazer tatuagens sinistras, roupas militares sem contexto.
  • VANDALISMO: Pessoa que danifica ou destrói instalações ou infraestrutura.
  • AFASTAMENTO/ISOLAMENTO: Aquele que apresenta afastamento repentino, isolamento dos amigos, familiares ou atividades. Abandono de tratamentos e também comportamento de solidão crônica.
  • COMPORTAMENTO EXIBIOCIONISTA: Vangloriar-se de alguma maldade. Exibicionismo pela facilidade de acesso às armas ou grupos violentos. (os pais sempre acham que os filhos não sabem onde estão as armas ou que estão suficientemente seguras.
PUBLICIDADE