Gerente de abrigo para vítimas da enchente é internada no Acre; saiba mais

A diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos da Prefeitura de Rio Branco, professora Rila Freze, está hospitalizada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do 2º Distrito, com suspeita de leptospirose – doença que já matou duas pessoas no Acre, uma em Cruzeiro do Sul e outro homem em Rio Branco.

A doença é transmitida ao ser humano a partir de contato com águas misturadas à urina de rato, fenômeno típico de período pós enchentes, como a que foi registrada recentemente na capital e em municípios do  interior. 

Durante todo o período da enchente em Rio Branco, no mês passado e em parte do mês atual, Rila Freze atuou como gerente do Parque de Exposições, onde foram alojadas  muitas famílias desabrigadas pela enchente. 

Rila durante os trabalhos no abrigo no Parque de Exposições/Foto: Val Fernandes

“Acabei tendo contato com água e itens que poderiam estar contaminados”,  disse a professora em mensagem ao ContilNet, de dentro da Upa. “Estou me sentindo mal desde o dia 25. Essa semana piorei e essa noite foi bem difícil, acabei chegando ao extremo de precisar ser internada”, contou.

Freze revelou que sente muitas dores lombares e nas pernas, dor de cabeça, febre e a pressão descontrolada nas últimas horas, sintomas da doença.

Rila Freze é assessora do prefeito Tião Bocalom. O resultado dos exames aos quais ela foi submetida devem ser conhecidos amanhã.

PUBLICIDADE