Pimenta: apesar do empenho do governo, negacionismo ameaça vacinação no Acre

Reprodução/PMCZS

O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, vai antecipar para o fim de maio uma campanha de vacinação contra a poliomielite prevista para outubro. A decisão foi tomada em virtude de um caso da doença registrado em criança não vacinada no Peru. De acordo com o secretário, seu principal desafio para o êxito da campanha será superar a onda negacionista que se proliferou pelo Brasil. “De uma maneira muito clara, temos de combater o negacionismo em relação a essa proteção dada pelas vacinas. Infelizmente, as informações falsas têm sido veiculadas de uma forma irresponsável e criminosa”, comentou ele.

Exemplo

Apesar do empenho do governo para que o Acre não fosse contaminado pelo discurso negacionista do ex-presidente Bolsonaro, nenhum Estado brasileiro conseguiu cobrir 100% de seu público alvo nas campanhas de vacinação desde 2019. Desta vez, o alvo serão 14 mil crianças de até cinco anos. No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.

Defesa e ataque

Empossado terça-feira (2), o secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude do Acre, Carlos Gouveia, o Carlão, terá que usar toda a sua garra para fazer o esporte acreano deslanchar. O ex-atleta era conhecido por sua liderança e perseverança, o que lhe rendeu prêmios individuais como melhor bloqueador, melhor atacante, melhor jogador brasileiro por três vezes, melhor jogador do campeonato italiano e melhor jogador do mundo. Só que ele não joga pra valer desde 2003, há 20 anos, portanto.

Aviação

A cidade de Cruzeiro do Sul vai ser a sede nesta quinta-feira (4), do workshop “Transporte Aéreo na Região Norte do Brasil”. Promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o evento vai até sexta-feira (5), e terá participação de autoridades diversas, incluindo o procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro; o presidente nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Luiz Eduardo Lemos; e a vice-governadora Mailza Gomes e do deputado Pedro Longo, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Aleac.

Portunhol

Ao homenagear os taquígrafos pelo seu dia em discurso nesta quarta-feira (3), a deputada Antônia Sales agradeceu aos profissionais pela paciência que tiveram de anotar seus discursos apesar de falar em portunhol. Ela relatou que chegou a pensar em procurar um fonoaudiólogo para perder o sotaque, mas foi encorajada a manter sua originalidade pelos colegas Edvaldo Magalhães e Nalu Gouveia.

Bonifácio

O chefe dos taquígrafos, Alberlândio Menezes, informa que o Dia do Taquígrafo comemora a introdução oficial do serviço no Brasil na instalação da primeira Assembleia Constituinte em 3 de maio de 1823 pelo patrono da independência, José Bonifácio de Andrade e Silva.

Intercâmbio

Cruzeirense raiz, o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, é um dos parlamentares mais entusiasmados com ações que fortaleçam o intercâmbio comercial e cultural do Acre com os estados vizinhos do Peru. Tanto que não deixou de discursar na 1° reunião da Câmara Técnica de Comércio Exterior, realizada no Plenário do Poder Legislativo na manhã desta quarta-feira (03). O evento foi promovido pelo secretário de Estado de Indústria, Assurbanípal Mesquita e deverá ter complementado por um seminário. “A ideia é justificar a proposta que queremos e ouvir sugestões”, comentou Assur.

Ambidestro

Cortejado pelo PSD e pelo MDB, o ex-prefeito Marcus Alexandre pode se abraçar até com o direitista PL, pois é, antes de ser político, um engenheiro civil e aprendeu muito sobre a engenharia política do Acre. Tornou-se político porque o PT enxergou nele um rosto cativante e um perfil de administrador carismático e eficiente. Mesmas qualidades observadas agora por Petecão e outras lideranças partidárias. Pode até bandear-se para o lado de Gladson Cameli.

Trator

Em sua passagem de seis anos pela Prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre causou admiração até nos adversários e chegou a estressar seus assessores mais próximos de tanto que trabalhava. Caminhava só pela Praça da Revolução e chegava a catar lixo com as mãos para levar à lixeira. No primeiro mandato tomou posse em 1º de janeiro de 2013 e no dia 2 estava em pessoa participando de um mutirão de limpeza no Tucumã.

Especialista

O deputado Afonso Fernandes (PL) não faz mais do que sua obrigação se posicionando contra o PL das fake news, pois foi seu partido, lá atrás, quem inaugurou esta prática de disseminação de notícias falsas e a indústria de mamadeiras de piroca que levaram o seu candidato à Presidência da República em 2018. Mas, como ele não é comunicólogo, não tem obrigação de saber onde o galo canta.

Economia digital

Para dar uma ideia clara dos prejuízos causados pelas fake news, basta lembrar que o PL estava para ser votado com vitória folgada até que o deputado Deltan Dellagnol (Podemos) espalhou que o projeto iria censurar até a Bíblia, uma mentira vergonhosa. O pior é que não foi ele quem inventou tamanha barbaridade. A informação consta em um documento distribuído aos parlamentares pela Câmara Brasileira de Economia Digital, que reúne Google, Meta, Twiter e Tik Tok. Ao condenar o projeto, Afonso Fernandes empresta seu valioso apoio gratuito para as big techs.

PUBLICIDADE