O ex-controlador geral do Estado, Luis Almir Soares, foi submetido a uma sabatina na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (17). Ele é indicado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) para assumir a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) pelos próximos quatro anos.
Para cumprir o protocolo, foi instituída uma Comissão Especial pela Resolução n° 9/2023, presidida pelo deputado Pedro Longo (PDT), que também evocou para si a relatoria do processo na condição de parlamentar com maior idade na comissão, constituída ainda pelos deputados Edvaldo Magalhães (PC do B) e Eduardo Ribeiro (PSD), além de membros da sociedade civil.
Bacharel em Ciências Contábeis, com mais de 30 anos de exercício da profissão, Luis Almir também, que já exerceu a função de analista de contas públicas no Tribunal de Contas do Amazonas, em sua apresentação inicial discorreu sobre a sua atuação na Controladoria Geral do Estado (CGE).
“Deixei um legado importante na CGE e quero fazer o mesmo na Ageac. Sei da importância desse órgão para o Estado porque numa agência só, fiscalizamos, controlamos e regulamentamos o transporte municipal, vans, ônibus, táxis, energia elétrica e saneamento básico. Estou animado para começar os trabalhos e me sinto mais preparado para assumir o cargo. Existem muitos projetos em andamento que eu pretendo executar, como a construção de novas paradas de ônibus e de rodoviárias, por exemplo”, disse.
Depois, o indicado do governador respondeu perguntas dos deputados e do presidente do Sindicato dos Taxistas, Teonísio Machado, representante da sociedade civil.
Após a sabatina, a Comissão Especial delibera sobre o parecer que deve ser apresentado e votado em Plenário. Somente após a aprovação do Poder Legislativo é que o indicado do governador poderá ser nomeado para o cargo.