Após sabatina, deputados aprovam indicado de Gladson para Ageac; conheça

O nome foi uma indicação do governador, mas a lei que cria a agência estabelece que somente após a aprovação do Legislativo é que a nomeação pode ser efetivada

O ex-controlador geral do Estado, Luis Almir Soares, foi submetido a uma sabatina na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (17), e depois teve seu nome aprovado em plenário para assumir a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) pelos próximos quatro anos.

SAIBA MAIS: Na Aleac, deputados sabatinam indicado de Gladson para Ageac

Luis Almir Soares será o novo presidente da Ageac/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O nome foi uma indicação do governador Gladson Cameli (Progressistas), mas a lei que cria a agência estabelece que somente após a aprovação do Poder Legislativo é que a nomeação pode ser efetivada.

Para cumprir o protocolo, foi instituída uma Comissão Especial pela Resolução n° 9/2023, presidida pelo deputado Pedro Longo (PDT), que também evocou para si a relatoria do processo na condição de parlamentar com maior idade na comissão constituída ainda pelos deputados Edvaldo Magalhães (PC do B) e Eduardo Ribeiro (PSD), além do presidente do Sindicato dos Taxistas, Teonísio Machado, representante da sociedade civil.

Bacharel em Ciências Contábeis, com mais de 30 anos de exercício da profissão, Luis Almir também, que já exerceu a função de analista de contas públicas no Tribunal de Contas do Amazonas, em sua apresentação inicial discorreu sobre a sua atuação na Controladoria Geral do Estado (CGE).

VEJA TAMBÉM: Em pedido à Aleac, Mailza indica novo presidente da Ageac; conheça

“Deixei um legado importante na CGE e quero fazer o mesmo na Ageac. Sei da importância desse órgão para o Estado porque numa agência só, fiscalizamos, controlamos e regulamentamos o transporte municipal, vans, ônibus, táxis, energia elétrica e saneamento básico. Estou animado para começar os trabalhos e me sinto mais preparado para assumir o cargo. Existem muitos projetos em andamento que eu pretendo executar, como a construção de novas paradas de ônibus e de rodoviárias, por exemplo”, disse.

Depois, o indicado do governador respondeu perguntas dos membros da comissão e acabou recebendo parecer favorável à sua nomeação. Seguindo o rito, a matéria foi votada na Ordem do dia e aprovada em plenário por 17 votos.

PUBLICIDADE