Emílio Surita, 61 anos, voltou ao Pânico, na Jovem Pan, após passar mais de uma semana distante do programa. A ausência do apresentador teria ocorrido em decorrência de uma internação após o diagnóstico de câncer no intestino.
“Eu tive um problema de saúde, estava praticamente recuperado, aí Dadá [o jornalista Odair del Pozzo] mandou uma notícia quando eu já estava recebendo alta. Estou bem, estou tranquilo, vou fazer todo o tratamento, mas estou perfeito. Exames bons, deu tudo certo”, disse Emílio no início do programa de quarta-feira (17/5).
Câncer de intestino
O câncer de intestino, chamado também de câncer do cólon e do reto, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso. A doença quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino. Por isso, é possível prevenir o surgimento de câncer, já que, ao retirar o pólipo, evita-se que ele se transforme em câncer.
“A colonoscopia pode encontrar esses pólipos quando ainda são benignos e retirá-los evitando o surgimento de um câncer. Nesse estágio de pequenos pólipos raramente aparecem sintomas no paciente, por isso a importância da realização da colonoscopia de rastreio, mesmo que não tenha sintoma algum, a partir dos 45 anos”, afirma a médica coloproctologista Bruna Bavaresco, do Hospital e Clínica São Gonçalo.
Para ler mais, acesse o portal Saúde em Dia.