MSI 2023 é o mais assistido da história, mas final fica fora do top-5

Campeonato de LoL realizado em Londres bateu recorde de audiência

O Mid-Season Invitational (MSI) 2023 se tornou o mais assistido da história. A oitava edição do campeonato interacional de meio de temporada do League of Legends, realizado em Londres, na Inglaterra, alcançou pico de 2.297.919 espectadores simultâneos nas transmissões online na final da chave superior vencida pela chinesa JD Gaming contra a sul-coreana T1. O torneio teve recordes de total de horas assistidas – 61.557.385 – e número médio de espectadores – 796.860 -, superando as cinco edições anteriores contabilizadas pelo site Esports Charts.

MSI 2023 é o mais assistido da história, mas final fica fora do top 5 — Foto: Joe Brady/Riot Games

O número de espectadores entre as edições de 2023 e 2022 teve aumento de 4,7% no pico de audiência. Em total de horas assistidas, elevação de 27,7%. Em média de espectadores, o salto de 35,4%.

A grande final do MSI 2023, que, pela primeira vez, contou só com equipes chinesas, tendo a JDG como vencedora contra a Bilibili Gaming por 3 a 1, não aparece como destaque em número de espectadores máximo. O jogo, que não figura no top-5 de audiências desta edição, teve pico de 1.183.860 pessoas conectadas simultaneamente nas streams, segundo apurado pelo ge.

Maiores audiências do MSI por edição

# Edição Jogo Pico de espectadores Horas assistidas Média de espectadores
2023 JD Gaming x T1 2.297.919 61.557.385 796.860
2022 Royal Never Give Up x T1 2.194.104 48.182.290 588.187
2021 Royal Never Give Up x DWG KIA 1.839.876 61.185.963 711.465
2019 G2 Eports x Team Liquid 1.704.326 43.412.706 537.619
2018 Royal Never Give Up x KingZone DragonX 994.093 30.509.088 382.160
2017 SKT T1 x G2 Esports 916.592 34.696.018 395.022
Fonte: Esports Charts

De acordo com o site especializado em estatísticas de esports, a audiência no clássico chinês menor do que outras partidas da mesma edição pode ser explicada pelo fuso horário desfavorável para espectadores de Vietnã, Coreia do Sul e Japão. Houve ainda queda na audiência das plataformas AfreecaTV (-66%), YouTube (-57%) e Twitch (-24%).

Os dados do Esports Charts, contudo, não consideram as plataformas de streaming chinesas, onde há enorme audiência por conta da popularidade do LoL na China, ainda mais para uma final internacional só com times locais.

Top-5 de audiências do MSI 2023

# Jogo Pico de espectadores
T1 x JD Gaming 2.297.919
T1 x Bilibili Gaming 2.181.822
T1 x Gen.G 1.935.545
Bilibili Gaming x Gen.G 1.467.492
T1 x MAD Lions 1.460.761
Fonte: Esports Charts

O ranking do Esports Charts também não considera as primeiras edições do MSI, em 2015 e 2016. Naquela época, o campeonato ainda não contava com todas as regiões do cenário competitivo internacional, incluindo o Campeonato Brasileiro (CBLOL), entre os diretamente classificados.

Baiano é destaque

Considerando somente as cotransmissões, liberadas pela primeira vez nos campeonatos internacionais de LoL, o stream brasileiro Gustavo “Baiano” foi o destaque de audiência. O ex-jogador e criador de conteúdo obteve 3 milhões de horas assistidas e 232 mil espectadores de média nas transmissões do MSI.

Streamer Baiano — Foto: Arquivo pessoal

Streamer Baiano — Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE