De forma virtual, a partir do Acre, o governador Gladson Cameli, que está se deslocando para uma série de agendas na região do Vale do Juruá, participou, nesta terça-feira (30), da solenidade de assinatura, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, da ordem de serviço cujas obras vão recuperar inicialmente os trechos mais críticos da BR-364, entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul.
O senador Sérgio Petecão (PSD) representou a bancada federal de deputados e senadores do Acre no ato de assinatura.
A assinatura de Renan Filho vai resultar na liberação de R$ 175 milhões para as obras de recuperação da principal rodovia federal no Acre. A garantia da liberação dos recursos foi dada, na semana passada, ao governador Gladson Cameli e ao secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.
A licitação da reconstrução deve ser realizada mesmo no inverno deste ano, para que as obras sejam iniciadas já nos primeiros dias do verão de 2024.
“Infelizmente, a estrada passou por muitos problemas nos últimos anos, mas nunca deixei de lutar para que o governo federal retomasse as obras, e hoje recebi a boa notícia do ministro da assinatura das obras emergenciais de manutenção dos trechos mais críticos já neste verão”, disse Gladson Cameli.
O governador também lembrou que a reconstrução da BR-364 foi sua primeira reivindicação ao presidente Lula, antes mesmo de sua posse. Lula se comprometeu em ajudar e agora o Ministério dos Transportes, ao assinar a ordem de serviço para as obras, garante o cumprimento da promessa.
“Sou grato ao presidente Lula. Sempre digo que governo independente das cores partidárias e que vou aonde for preciso para garantir o funcionamento da máquina pública e da infraestrutura necessária para o bom andamento da gestão. O presidente Lula e o ministro Renan Filho ouviram nossa reivindicação e as obras agora são realidade”, disse Cameli, que também fez questão de agradecer todo o apoio recebido da bancada federal do Acre na luta pelos recursos para a obra.
Sobre os problemas enfrentados, principalmente nos últimos dois anos, Cameli destaca que, infelizmente, a estrada foi totalmente abandonada, com a maioria dos trechos descobertos por contratos e está há mais de um ano sem qualquer investimento na manutenção, o que gerou uma degradação acentuada na via.
Nos últimos cinco meses, o governo federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já conseguiu cobrir toda a extensão da rodovia no Acre com contratos e as duas ordens de serviços para os últimos lotes já estão prontas.
“Agora, é abrir a janela de sol no Acre, em meados de junho, e entrar com força total nos serviços. Vivemos na Amazônia. No Acre, não temos pedras e isso deixa a construção não só mais cara, mas também mais difícil, o que exige uma manutenção permanente. Infelizmente a manutenção não foi feita como deveria nos últimos anos, e isso prejudicou demais o tráfego para Cruzeiro do Sul. Mas, graças a Deus, vencemos a batalha mais difícil, que foi a liberação de recursos e licitação das obras pelo governo federal, e este verão será de muitas obras em todo o trecho”, disse Cameli.