Aleac sedia 2ª reunião do Parlamento Amazônico com mais de 60 deputados

Na 2ª Reunião de 2023 aconteceu na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no último dia 27 de abril

Com a presença de deputados e deputadas estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realiza nesta quarta-feira (31) a 3° Reunião Ampliada de 2023 do Parlamento Amazônico que pretende debater como temas principais a aviação comercial, a viabilidade do Projeto Multimodal Manta, potencial da agência para alavancar os produtos da Amazônia no mercado internacional e o elo de integração trinacional.

A primeira mulher a presidir o Parlamento Amazônico, Edna Auzier (PSD- AP), destacou a importância do debate. “O que acontece, hoje, aqui é a integração de estados que desejam o desenvolvimento da nossa região. Temos uma Amazônia rica, mas a população é pobre. Precisamos nos unir, temos que ouvir a população dos estados”, explica.

Na 2ª Reunião de 2023 aconteceu na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no último dia 27 de abril, o debate transcorreu em torno de pautas como a regularização fundiária, a infraestrutura, o transporte, e meio ambiente regularização fundiária,
O Parlamento Amazônico é uma associação que tem de 20 anos de existência e reúne, ao todo, 270 deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Em Rio Branco, sede do Parlamento estadual acreano, o encontro será presidido pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB), presidente da mesa diretora da Aleac. Ao lado dele estarão; a deputada Edna Auzier (PSD-AP), presidente do Parlamento Amazônico; o deputado Nicolau Júnior (PP), primeiro secretário da Aleac; deputado Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa de Rondonia; o deputado estadual Fabricio Furla, segundo vice presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá; e o deputado Adjuto Afonso, vice-presidente da União Nacional Dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Palestras

-“Aviação Comercial de Passageiros na Amazônia” (virtualmente) – com TIAGO SOUSA PEREIRA – Presidente da ANAC;

-“Viabilidade do Projeto Multimodal Manta (Equador) Manaus (Brasil) – ARTHUR DE FREITAS LISBOA – Coordenador Geral de Comercio Exterior e Assuntos Internacionais da SUFRAMA;

-“A Exploração do Petróleo no Amapá” – MARCELO RAMOS – Chefe do Gabinete de Relações Institucionais da Petrobrás;

-“O Acre, como Elo de Integração Trinacional” – ASSURBANIPAL MESQUITA – Secretário de Estado de Industria, Comércio, Ciências e Tecnologia do Acre.

PUBLICIDADE