São Paulo foi a cidade escolhida para abrigar o maior centro de operações e treinamento de eSports do mundo. O Alienware Training Facility ocupa mais de 3 mil m² de área em um prédio de 13 andares na avenida Angélica, em Santa Cecília.
Criado pela Team Liquid, organização internacional de esportes eletrônicos, e a Alienware, marca de equipamentos para gamers da Dell, o local abriga uma infraestrutura com tecnologia de última geração para receber os atletas e funcionários que trabalharão, treinarão e morarão no centro.
O edifício foi completamente reformado com projeto do escritório Athié Wohnrath Arquitetura e Construção. “O Brasil é uma prioridade nos planos da Liquid, e a nova instalação é mais um símbolo dos nossos investimentos nos talentos e fãs locais”, afirma Rafael Queiroz, diretor-geral da Team Liquid no Brasil.
Há 19 dormitórios, restaurante, terraço ao ar livre com vista panorâmica da cidade, espaço para atendimento psicológico e áreas voltadas à prática de atividades físicas, como academia, estúdio de pilates e laboratório de performance.
O local oferece um andar inteiro voltado ao treinamento dos jogadores, com salas equipadas com os desktops Dell, e dois cômodos de review, onde serão feitas as análises de estratégias e desempenho dos jogadores nas partidas.
Além disso, estão à disposição dos atletas cabines de streaming com isolamento de som e equipamentos de alto desempenho para a produção e a transmissão de conteúdo ao vivo pela internet.
O espaço abriga quatro pavimentos com escritórios, dez salas de conferência, estúdios para produção de fotos e vídeos, estações de edição, espaço de descompressão e áreas de convivência.
O projeto inclui uma fan zone para eventos onde os torcedores poderão encontrar com seus ídolos. No térreo, os visitantes poderão ver uma grande estante com troféus conquistados pelos atletas e terão acesso à primeira loja física da Team Liquid no mundo.
Este é o terceiro Alienware Training Facility em todo o mundo e tem cerca de duas vezes o tamanho dos outros dois, que ficam em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Utrecht, na Holanda.
“Do começo do ano passado para cá, anunciamos a primeira line-up feminina da Liquid em todo o mundo, trouxemos a Liquid Store e a plataforma Liquid+ para o país, lançamos collabs com a Marvel, Fortnite e Naruto, e participamos de grandes eventos, como a BGS e a CCXP. O lançamento desta facility reflete a importância do país dentro da estratégia global da organização”, conta Rafael.
A tecnologia usada na infraestrutura de servidores e nas máquinas de alto desempenho oferecidas aos jogadores foi fornecida pela Alienware e pela Dell Technologies.
“Trabalhamos com a Team Liquid para desenvolver um projeto tecnológico que começa pela infraestrutura de TI da Dell Technologies, que suportará a administração da organização, até os equipamentos de altíssimo desempenho da Alienware, que impulsionarão o talento dessas e das próximas gerações de jogadores dos squads sediados no Brasil”, conclui João Duarte, diretor de marketing da Dell no Brasil.