As competições envolvendo jogos eletrônicos só crescem no Brasil, com cada vez mais jogadores, equipes e patrocinadores. Essa é uma boa notícia para quem é fã deste universo, que deve continuar em alta pelos próximos anos. A expectativa, segundo pesquisa realizada pela PwC Brasil, é que o setor tenha uma receita próxima dos US$ 3 bilhões até 2026. Isso significa dobrar os valores atuais, mostrando que o momento é mesmo dos eSports.
Em todo o mundo, a categoria tem conquistado resultados positivos, principalmente após a crise na área da saúde que começou em 2019. O mercado global de eSports movimenta atualmente mais de US$ 200 bilhões, e a projeção é por mais crescimento. O Brasil é um país importante no setor, principalmente pelo grande público. A audiência por aqui é a terceira maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a China, dois países com mais investimento e também maiores populações.
Isso explica o otimismo do setor com o futuro no país. A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, feita exclusivamente pela PwC Brasil, aponta para um crescimento forte nos próximos anos, começando agora em 2023. A meta é que a receita dos eSports atinjam os US$ 2,8 bilhões até o final de 2026. Um número alcançável, pois o interesse das pessoas só aumenta. Mais de 80% da população aumentou o consumo de torneios de eSports nos últimos três anos, por exemplo.
O que não falta é competição para acompanhar. No site da Betway, especializada em bets em eSports, são mais de 20 torneios com cotações disponíveis. São torneios de alguns dos jogos eletrônicos mais populares do momento, como League of Legends, CS:GO, Dota 2, Call of Duty e Apex Legends.
Todos esses jogos conseguem reunir milhões de espectadores, seja para acompanhar as competições ao vivo, ou então nas transmissões pela TV, como a Rede TV! fez recentemente, ou pelo streaming, como YouTube e a Twitch.
Mais atenção e investimento
Todos esses números ajudam no crescimento do mercado de eSports, sobretudo quando o assunto é investimento. As equipes profissionais estão conseguindo mais atenção da mídia, e consequentemente melhores acordos de patrocínio. Isso é confirmado pelos próprios responsáveis, como a REHL Esports, comandada pelo empresário Guilherme Oliveira.
Ele explica que a visibilidade está mudando o mercado, e abrindo novas oportunidades. “Quanto mais o cenário cresce, mais cai no ouvido e interesse dos grandes empresários. Em qualquer tipo de esporte é necessário o incentivo externo para que ele se torne grandioso. É o que vem acontecendo nos esportes eletrônicos nos últimos anos,” afirma Guilherme, em entrevista divulgada pelo site SP RIO+. Isso comprova a tendência atual deste promissor mercado.
Nos próximos anos, as oportunidades de equipes e jogadores profissionais devem crescer. Esse é um setor que ainda precisa ser melhor explorado no Brasil, principalmente em regiões fora de São Paulo. Aqui no Amazonas, por exemplo, a Federação Amazonense de eSports (FAESP) tem buscado apoio para fazer a categoria crescer em todo o estado. Uma ação importante para fazer com que o setor tenha mais profissionalismo.
Digital como prioridade
O sucesso dos eSports é também um sinal da importância que o investimento tem em alguns setores. A digitalização tem ocorrido de diferentes maneiras no Brasil, e uma delas é com o entretenimento digital. Porém, ela está longe de ser a única, e a ideia é que a inovação consiga mais espaço em todos os lugares. Só que isso demanda maior estrutura por parte dos estados.
Algumas iniciativas públicas, como o Programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações, são essenciais para que as pessoas tenham o básico neste aspecto. A implementação da 5G por todo o país é outro exemplo. Só assim o digital poderá fazer parte do cotidiano dos brasileiros, garantindo que todos estejam atentos ao que está acontecendo de mais inovador em todo o mundo.
As competições de jogos eletrônicos fazem parte disso, e contam com um grande potencial na receita. Afinal, movimentar quase US$ 3 bilhões gera um grande impacto na economia brasileira, e aproveitar isso é o mais importante. Os próximos vão servir para isso, com mais empresas, equipes e jogadores entrando no mundo dos eSports em todo o país.