Mês de combate à violência contra a pessoa idosa; conselho realiza ações em Rio Branco

Dia 15 de junho é o dia internacional do combate à violência a pessoa idosa

Junho Violeta é o mês de combate à violência contra a pessoa idosa. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em culminância da campanha, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa lançou uma programação em Rio Branco.

Foto: Reprodução

A campanha visa combater a Violência à pessoa idosa, com objetivo sensibilizar a população de forma geral a esta causa tão esquecida por muitos. Segundo o psicólogo e conselheiro estadual da pessoa idosa, Agleno Fernandes, a campanha é indispensável na luta pelos diretos destas pessoas:

“O Conselho Estadual da Pessoa Idosa aderiu à campanha com o intuito de sensibilizar a população em geral a respeito das violências que a pessoa idosa é acometida. Seja ela por parentes, vizinhos e por outras pessoas, até mesmo pelo poder público”, destacou.

O conselheiro frisou, ainda, que a violência contra o idoso ocorre, também, quando os direitos dele não são atendidos. O Estatuto do Idoso estabelece punições para quem comete atos de violência contra a pessoa idosa.

Dia 15 de junho é o dia internacional do combate à violência a pessoa idosa.

Imagem: Cedida

Algumas ações serão realizadas ao longo do mês, visando sensibilizar a sociedade e chamar a atenção para o tema. Confira:

06/06: Lançamento da Cartilha da OAB – Auditório da OAB, às 19h;

26/06: Pit stop no Centro da cidade, às 15h;

30/06: Panfletagem no Senadinho, às 9h.

Agleno Fernandes destacou a importância da denúncia em caso de identificação de qualquer tipo de violência ou violação dos diretos da pessoa idosa. “A sociedade, vizinhos, devem denunciar e não se calar diante das situações. Podem ligar no disque 100 (Disque Direitos Humanos)”.

PUBLICIDADE