Em 60 dias a Prefeitura de Rio Branco promete concluir a iluminação pública de Rio Branco com lâmpadas de LED em 100% da cobertura. A informação é do secretário municipal de cuidados com a cidade, Joabe Lira, responsável pela execução do programa “Cidade Iluminada”, lançado pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas) no começo da gestão municipal.
“O objetivo é deixar Rio Branco 100% com iluminação de LED e nós já avançamos muito e estamos na fase final. Implantamos mais de 10 mil pontos. Já tem 05 regionais que estão 100% com iluminação de LED. Nós vamos terminar esse projeto dentro de 60 dias”, garantiu o secretário.
Segundo ele, a execução começou pela zona rural e bairros mais afastados. “Já fizemos vilas e ramais, como por exemplo a Vila Verde que não tinha iluminação e hoje está 100 % LED, o Ramal do Pica-pau. Começamos na regional do Calafate lá pelo bairro Aroeira porque a determinação do prefeito é que se começasse pelos bairros mais afastados até chegar no centro da cidade e nós estamos fazendo isso e o programa está um sucesso”,disse.
Indagado sobre o porquê no atraso da execução do programa, motivo de polêmicas e inúmeras reclamações da população, Joabe Lira explicou. “Quando chegamos avaliamos os contratos anteriores e avaliamos não dar continuidade, realizamos nova licitação e contratamos outras empresas e com isso avançamos muito na cidade, nos bairros e na zona rural. Aquilo ali faz parte do passado r se alguém tiver que responder vai responder. Da nossa parte avançamos e vamos concluir e em breve Rio Branco será referência pro Brasil na iluminação pública em LED”, previu.
Segundo o secretário, houve uma redução no índice de insatisfação da população. “Hoje mais de 80% das reclamações sobre iluminação pública diminuíram. Então agora estamos concluindo e dentro de 60 dias toda a cidade, 100% de Rio Branco será contemplada com iluminação de LED”, repetiu.
Sobre a situação dos furtos constante da fiação elétrica, o secretário pede o apoio da população. “A gente pede o apoio da população em de relação aos furtos que atrapalham o nosso serviço mas também diminuiu bastante após o decreto do prefeito que tornou mais rígida a fiscalização”, concluiu.