Cidades do Acre estão entre os 50 municípios brasileiros que mais desmataram em 2022

Juntos, os quatro desmataram um volume de 51.167,21 hectares

Feijó é o município acreano que mais desmatou em 2022, com um total de 17.194,90 hectares. Os dados são do relatório anual do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do MapBiomas, divulgados na última segunda-feira (12).

Além de Feijó, os municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá, também estão entre as cidades brasileiras que mais derrubaram floresta em 2022. Juntos, os quatro desmataram um volume de 51.167,21 hectares, equivalente a mais que a metade de toda a área desmatada no Acre, que foi de 92.531 hectares.

Foto: Reprodução

Com o intuito de combate o desmatamento e as queimadas, o Governo do Estado do Acre passou a realizar reuniões com gestores dos municípios para traçar ações preventivas e formalizar o Plano de Contingência para o período crítico.

As ações acontecem por meio da Secretaria do Meio Ambiente das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac). A primeira reunião ocorreu em Tarauacá, no dia 30 de maio. Em Feijó, a primeira reunião foi realizada no dia 1 de junho, na qual foram realizadas oficinas de educação ambiental nas escolas e a formação técnica de multiplicadores para atuarem durante o Festival do Açaí.

Em Sena Madureira, a primeira reunião foi realizada na terça-feira (6), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde gestores e comunidade solicitaram atividades de conscientização nas escolas e uma ação preventiva de desmatamento e queimadas na zona rural, apresentando alternativas viáveis que não envolvem o uso do fogo.

PUBLICIDADE