Microrrede de energia instalada em reserva extrativista no Acre ganha prêmio internacional

O sistema fornece energia limpa para cerca de mil membros da comunidade

Um projeto de fornecimento de energia limpa aos moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá, nomeado Microrrede Vila Restauração, recebeu um prêmio internacional por conseguir ofertar energia renovável 24 horas a custos baixos para os moradores da comunidade.

Através desta iniciativa, as famílias que recebiam apenas três horas de eletricidade de geradores a diesel por dia, agora possuem energia renovável por 24 horas a custos 60% menores.

Além de energia renovável, agora os moradores contam com internet 4G. – Foto: Reprodução

Uma das moradoras da reserva destaca o sentimento em ter o fornecimento de energia 24 horas por dia. “É muito gratificante isso, acender a luz e ver que a energia funciona 24h. Tem horas que eu até duvido se é verdade”, conta.

A Microrrede recebeu o prêmio The Smarter E AWARD 2023, na categoria projetos excepcionais. O sistema fornece energia limpa para cerca de 1.000 membros da comunidade e será implantado em toda a Amazônia, futuramente.

Além de energia renovável, agora os moradores contam com internet 4G, medidores inteligentes sem fio, plantas de biogás e dois geradores de reserva movidos a biodiesel produzido na região.

Sobre o prêmio

O smarter E AWARD é concedido a empresas com projetos inovadores, que por sua vez, contribuem para a obtenção de fornecimento de energia sustentável.

Os vencedores e finalistas apresentarão seus projetos no The smarter E Europe 2023, em Munique, na Alemanha.

PUBLICIDADE