Do Acre, mulheres Huni Kuin são destaque em revista nacional com arte ancestral

A matéria completa está disponível no site da Revista Marie Claire, além de fotos do povo Huni Kuin

As mulheres do povo Huni Kuin, da Aldeia São Joaquim, foram destaque na Revista Marie Claire, do grupo Globo. A aldeia fica a uma hora do município de Jordão, no interior do Acre.

Um jornalista esteve na aldeia a convite de um amigo que está construindo um projeto para viabilizar de forma mais justa a comercialização de artesanato indígena e falou sobre a experiência na aldeia.

Foto: Hick Duarte

A reportagem fala sobre as mulheres, que são artesãs responsáveis pelo processo que dá vida a peças únicas, como vestidos, túnicas, redes, bolsas e um trabalho feito com miçangas.

“Para os Huni Kuin e outros povos indígenas, a venda do artesanato, além de ser fundamental para a independência financeira das famílias, mantém vivo um conhecimento que vem resistindo à passagem das gerações e mostra para o mundo sua força cultural”, diz a reportagem.

Nilda Manduca Matheus Kaxinawa e Silvana Manduca Matheus Kaxinawa — Foto: Hick Duarte

O jornalista afirmou que conviveu por 10 dias com o povo Huni Kuin e pôde imergir em suas tradições, hábitos e cerimônias. “Por lá vivem 110 habitantes, de 19 famílias. Conforme fui intensificando os laços e ganhando maior intimidade, eles não só me deixaram fotografar tudo, como compartilharam um sonho valioso: construir um museu da aldeia, o Museu Inka Muru de Arte Huni Kuin”, disse.

A matéria completa está disponível no site da Revista Marie Claire, além de fotos do povo Huni Kuin.

PUBLICIDADE