Sítio arqueológico é encontrado ‘sem querer’ em prédio de 400 anos na Argentina; fotos

Achados são dos séculos XVIII e XIX

Vestígios da história podem aparecer sem aviso. Foi o que aconteceu durante as obras de restauração da Manzana de las Luces, um edifício de 400 anos em Buenos Aires, na Argentina. Em um dos pátios internos do prédio, que já abrigou as primeiras sedes de instituições como a Biblioteca Nacional e a Academia de Medicina, foram encontradas construções sanitárias dos séculos XVIII e XIX.

O achado arqueológico mudou o destino daquele espaço. Agora, ele deixará de ser um simples pátio e passará a ser um local de visitação para o público, que poderá conhecê-lo daqui um mês. Até lá, a tarefa de classificação dos objetos encontrados pela equipe de arqueólogos e antropólogos do Ministério da Cultura Nacional deverá ter sido concluída, informou a pasta na última sexta-feira.

Foi ao levantar o piso para trocá-lo e colocar uma grade de escoamento pluvial que as estruturas subterrâneas da rede de esgotos foram encontradas em estado impecável: uma cisterna com tubo de chumbo para ventilação, uma fossa e uma abóbada de 15 metros de profundidade funcionavam ali em 1821.

PUBLICIDADE